Veja um exemplo de redação modelo do Enem 2015

A professora de redação Carolina Pavanelli, da rede de ensino Eleva Educação, escreveu uma redação com o tema proposto pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano, "A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira".





MAIS MARIAS, MENOS AMÉLIAS

"Amélia não tinha a menor vaidade/ Amélia que era mulher de verdade". Com esses versos, na primeira metade do século XX, Mario Lago imortalizou uma visão há muito perpetuada: a da mulher obediente, subjugada, do lar. Décadas depois, Milton Nascimento criou uma protagonista diferente: "Maria" era forte e batalhadora. Essa mudança, condizente com o ideário da época, não trouxe, porém, grandes reflexos no que tange à mulher: ela continua sendo vista como inferior e vítima de violência. É preciso entender as manifestações desse mal, a fim de combatê-lo.

Primeiramente, é vital abordar a violência física contra a mulher: vivemos em uma sociedade historicamente patriarcal, que enraizou a imagem de inferioridade delas em relação aos homens. Isso faz com que mulheres ainda sejam espancadas por seus parceiros e não os denunciem, ou por medo de ameaças, ou por acreditarem que isso faz parte do amor, em uma sociedade que romantiza "50 tons de cinza". Além disso, é visível a perpetuação da cultura do estupro, que culpabiliza a vítima por usar determinados trajes ou ter certas atitudes, em uma inversão de valores típica do contexto brasileiro.

Em segundo lugar, não se pode esquecer da violência moral, ou seja, que denigre a imagem de uma pessoa. Com a perpetuação da internet, são inúmeros os casos de mulheres que têm fotos e vídeos íntimos compartilhados sem autorização, o que ratifica a objetificação do corpo feminino. Logo, engana-se quem pensa que a violência é somente física. A partir do momento em que se aceita que a presidenta seja rudemente xingada em uma manifestação, ou que mulheres ainda recebam salários menores que os homens, esse tipo imoral ganha contornos assustadores.

Portanto, fica claro que a violência contra a mulher no Brasil existe em muitos níveis. Como na natureza, em que nada se cria, tudo se transforma, é preciso um esforço mútuo para transformar essa realidade. Cabe ao governo fortalecer a Lei Maria da Penha, com mais fiscalização e rigor nas penas. ONGs, por sua vez, devem denunciar abusos contra a mulher a partir de campanhas de conscientização. Já a escola deve propagar a igualdade de gêneros, já proclamada em programas como "He or She", da ONU. Só assim, Amélias virarão coadjuvantes em um cenário onde Marias prevalecem e pode, de fato, viver livres de violência - e a estranha mania de ter fé na vida não parecerá tão estranha assim.

O Globo


Nome

Artigo Semanal,2,Brasil,2807,Ceará,150,Cedro,1515,Entretenimento,426,Esportes,275,Mundo,691,Pernambuco,2139,Política,46,Sertão,729,Vc no Portal,43,
ltr
item
Portal Cedro : Veja um exemplo de redação modelo do Enem 2015
Veja um exemplo de redação modelo do Enem 2015
http://www.caarn.org.br/wp-content/uploads/2014/01/81f9896640edf18bfc6d489153aeaf73.jpg
Portal Cedro
http://www.portalcedro.com.br/2015/10/veja-um-exemplo-de-redacao-modelo-do.html
http://www.portalcedro.com.br/
http://www.portalcedro.com.br/
http://www.portalcedro.com.br/2015/10/veja-um-exemplo-de-redacao-modelo-do.html
true
1241677778874062309
UTF-8
Carregado todas as mensagens Não encontrou nenhuma mensagem Ver todos Leia mais Repetir Cancelar resposta Delete Por Capa Páginas Postes Ver todos Recomendado Rótulo Arquivo Pesquisa Todos os Posts Não foram encontrados resultados com a sua mensagem Voltar para casa Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora mesmo 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago Mais de 5 semanas atrás Seguidores Siga ESTE CONTEÚDO É PREMIUM Compartilhe para desbloquear Copie todos os códigos Selecione todos os códigos Todos os códigos foram copiados para a área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, por favor pressione [CTRL] + [C] (ou CMD + C com Mac) para copiar