Criança com câncer é vítima do descaso da Secretaria de Saúde de Serrita - PE

samya11Nesta segunda, 16, um simples pedido de assistência para uma criança com câncer foi parar na Delegacia de Polícia e no Ministério Público de Serrita-PE. Sem solução, o caso terminou no Ministério Público Federal, em Salgueiro-PE.

Durante toda semana, a senhora Elaine Porfírio da Silva tentou, em vão, levar a filhinha de 2,5 anos de idade para se submeter à penúltima sessão mensal de quimioterapia agendada para esta segunda, 16. O tratamento está sendo realizado no Hospital do Câncer do Recife. Após esta fase, a criança vai receber mais 56 sessões de quimioterapia (mais leve e semanal).

A pequena Sâmya, além do câncer, vem enfrentando o descaso da secretaria de saúde da cidade. O médico oncologista já recomendou que a menina evitasse se deslocar em ônibus fechado, em razão da baixa imunologia. O ônibus da empresa Progresso, credenciado ao TFD – Tratamento Fora de Domicílio, não é adequado para o deslocamento da paciente.

“Eles não querem resolver nada. Hoje só tive decepção. Decidi lutar ainda mais para minha filha vencer esta doença. Estou sem estudar, somente cuidando da menina. E agora eles me jogam de lado pro outro. Querem que eu pegue carona nos carros da secretaria e na hora que eles decidem. Todo mundo sabe que no Hospital do Câncer tem agendamento. Estou muito preocupada com esta situação”, lamentou Elaine Porfírio.

O presidente da ONG CIBEM ainda conversou com a secretária de saúde tentando resolver. ”Ela não quer se sensibilizar. Ela veio querer dá aula de diretrizes do TFD. Em breve, a secretária de saúde saberá que tudo tem conseqüências, inclusive descumprir diretrizes”, salientou o pastor Chico.

A mãe e a filha foram conduzidas ao Ministério Público Federal e, em seguida, ao advogado da ONG CIBEM/ONG RADAR, Dr. Kayo Lima. A procuração já foi assinada e os documentos entregues para o ingresso imediato de um Mandado de Segurança/Obrigação de Fazer.

No final de novembro, outra ação judicial será protocolada para reparar os danos causados à pequena Sâmya. Há fortes indícios do tumor ter sido causado por iatrogenia (erro provocado por profissionais de saúde).

(Fotos e Informações Radar Net)
Nome

Artigo Semanal,2,Brasil,2822,Ceará,150,Cedro,1534,Entretenimento,426,Esportes,275,Mundo,691,Pernambuco,2151,Política,46,Sertão,724,Vc no Portal,43,
ltr
item
Portal Cedro : Criança com câncer é vítima do descaso da Secretaria de Saúde de Serrita - PE
Criança com câncer é vítima do descaso da Secretaria de Saúde de Serrita - PE
http://blogdofinfa.com.br/wp-content/uploads/2015/11/samya11.jpg
Portal Cedro
http://www.portalcedro.com.br/2015/11/crianca-com-cancer-e-vitima-do-descaso.html
http://www.portalcedro.com.br/
http://www.portalcedro.com.br/
http://www.portalcedro.com.br/2015/11/crianca-com-cancer-e-vitima-do-descaso.html
true
1241677778874062309
UTF-8
Carregado todas as mensagens Não encontrou nenhuma mensagem Ver todos Leia mais Repetir Cancelar resposta Delete Por Capa Páginas Postes Ver todos Recomendado Rótulo Arquivo Pesquisa Todos os Posts Não foram encontrados resultados com a sua mensagem Voltar para casa Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora mesmo 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago Mais de 5 semanas atrás Seguidores Siga ESTE CONTEÚDO É PREMIUM Compartilhe para desbloquear Copie todos os códigos Selecione todos os códigos Todos os códigos foram copiados para a área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, por favor pressione [CTRL] + [C] (ou CMD + C com Mac) para copiar