Depois do Outubro Rosa, Cedro chama a atenção para o Novembro azul - mês de prevenção ao câncer de próstata


Depois do Outubro Rosa, que alertou a mulher sobre o câncer de mama, a Secretaria Municipal de Saúde de Cedro - PE abraça a Campanha Novembro Azul, chamando a atenção dos homens para os riscos da próstata. O homem ainda tem muito preconceito contra o exame que detecta o câncer,  por conta desta rejeição, a incidência é alta.

De acordo com o Ministério da Saúde, são registrados mais de 50 mil casos por ano, com o número de mortes ultrapassando os 12 mil registros. Por esta razão foi criado na Austrália, o Novembro Azul em 2003 e o dia 17 de novembro passou a ser o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata. 

Neste mês, a Secretaria Municipal de Saúde intensificará as ações, promovendo palestras para incentivar os homens a fazer os exames preventivos. Quanto mais cedo for detectado o problema, maiores as chances de cura, já que alguns tumores podem crescer de forma silenciosa, espalhando-se para outros órgãos e podendo levar à morte.


Orientações sobre o Câncer de Próstata

Listamos algumas dicas e orientações para contribuir com o incentivo aos exames preventivos e combater o câncer de próstata:

1. Quando se deve fazer o exame preventivo?

Inicialmente, recomenda-se que homens entre os 40 e 45 anos procurem o médico urologista, especialista do sistema reprodutor masculino, e façam o exame preventivo, preferencialmente se houver incidência na família, já que isso é aumenta as chances de risco.

Homens que não possuírem registro de antecedentes de câncer de próstata na família, idealmente podem optar em procurar o urologista e realizar o procedimento a partir dos 50 anos de idade.

2. O exame de toque retal é a única forma de diagnosticar o câncer de próstata?

Apesar de ser um dos principais procedimentos para o diagnóstico, não é o único. É possível iniciar através da realização do exame de sangue, conhecido como “PSA”, sigla em inglês para “Prostate Specific Antigen”, que em português significa “Antígeno Prostático Específico”, fazer uma Ultrassonografia da próstata, por fim, a realização do exame de toque retal para concluir.

Cada exame complementa o outro, pois cada um tem seu valor e precisão, e em conjunto oferecem uma chance maior de diagnosticar a doença precocemente.

3. Quais são os sintomas do câncer de próstata?

Os principais sintomas para detectar esta doença são:
Desconforto Urinário.
Aumento da frequência urinária durante a noite.
Jato urinário mais fraco que o comum.
Sangramento urinário, quando em fase já avançada da doença.

4. Qual o tratamento para o câncer de próstata?

De acordo o Instituto Nacional do Câncer, órgão do Ministério da Saúde do Brasil, o tratamento para o câncer de próstata é relativo a cada tipo.

Para doença localizada, são oferecidas as opções de cirurgia, radioterapia e em determinadas situações a observação vigilante. Para doença localmente avançada, recomenda-se a radioterapia ou cirurgia em combinação com tratamento hormonal.

Para doença metastática, ou seja, quando o tumor original já se espalhou para outras partes do corpo, o tratamento mais recomendado é a terapia hormonal.

A escolha do tratamento mais adequado deve ser escolhida preferencialmente pelo paciente individualmente, através de uma conversa com seu médico, no qual devem ser discutidos os riscos e benefícios de cada tratamento. 

Fonte: INCA
Nome

Artigo Semanal,2,Brasil,2807,Ceará,150,Cedro,1516,Entretenimento,426,Esportes,275,Mundo,691,Pernambuco,2139,Política,46,Sertão,729,Vc no Portal,43,
ltr
item
Portal Cedro : Depois do Outubro Rosa, Cedro chama a atenção para o Novembro azul - mês de prevenção ao câncer de próstata
Depois do Outubro Rosa, Cedro chama a atenção para o Novembro azul - mês de prevenção ao câncer de próstata
http://unimedgja.com.br/upload/paginainfofoto/fotopaginainfofoto/37693cfc748049e45d87b8c7d8b9aacd.jpg
Portal Cedro
http://www.portalcedro.com.br/2015/11/depois-do-outubro-rosa-cedro-chama.html
http://www.portalcedro.com.br/
http://www.portalcedro.com.br/
http://www.portalcedro.com.br/2015/11/depois-do-outubro-rosa-cedro-chama.html
true
1241677778874062309
UTF-8
Carregado todas as mensagens Não encontrou nenhuma mensagem Ver todos Leia mais Repetir Cancelar resposta Delete Por Capa Páginas Postes Ver todos Recomendado Rótulo Arquivo Pesquisa Todos os Posts Não foram encontrados resultados com a sua mensagem Voltar para casa Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora mesmo 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago Mais de 5 semanas atrás Seguidores Siga ESTE CONTEÚDO É PREMIUM Compartilhe para desbloquear Copie todos os códigos Selecione todos os códigos Todos os códigos foram copiados para a área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, por favor pressione [CTRL] + [C] (ou CMD + C com Mac) para copiar