EI ameaça em vídeo atacar Washington e Europa

A milícia radical Estado Islâmico (EI) divulgou nesta segunda-feira (16) um vídeo em que ameaça fazer ataques contra países que bombardeiam o Oriente Médio, assim como fez com a França, alvo de atentados terroristas na semana passada.

"Nós dizemos aos Estados que participam da campanha dos cruzados que, por Deus, vocês terão um dia, queira Deus, assim como a França e, por Deus, assim como atingimos a França no centro de seu lar, em Paris, prometemos atingir a América em seu centro, Washington", diz, no vídeo, um homem identificado como "Al-Ghareeb, o argelino".

O EI reivindicou os ataques a tiros e bombas que deixaram 129 mortos e centenas de feridos em diferentes pontos da capital francesa na sexta-feira (13). Na mensagem veiculada nesta segunda, a facção ameaça atacar os Estados Unidos e países europeus envolvidos na "campanha dos cruzados" no Oriente Médio. "Eu digo aos países europeus que nós estamos chegando, chegando com armadilhas e bombas, chegando com cintos explosivos e silenciadores [de armas], e vocês serão incapazes de nos parar porque nós estamos muito mais fortes que antes", acrescenta o militante.

Referindo-se às negociações internacionais sobre a guerra civil na Síria, outro militante, identificado no vídeo como "Al-Karrar, o iraquiano", diz que os radicais "escolheram negociar" com o presidente francês, François Hollande, "nas trincheiras, não em hotéis".

A autenticidade do vídeo não pôde ser verificada. As imagens parecem ter sido gravadas por combatentes do EI na província iraquiana de Salahuddine, ao norte de Bagdá. O governo francês considerou os ataques de sexta-feira "um ato de guerra" e disse que a ação não encerraria seus ataques aéreos, iniciados em setembro, contra posições do EI na Síria e no Iraque.

No domingo (15), a França fez sua principal ofensiva militar contra o EI, realizando 20 bombardeios contra centros do EI em Raqqa, considerada a capital da milícia em território sírio. Nesta segunda-feira (16), a polícia francesa ampliou sua busca por suspeitos de envolvimento com os ataques em Paris e prendeu dezenas de pessoas.

Além da França, participam dos ataques aéreos contra o EI no Oriente Médio Estados Unidos, Austrália, Canadá, França, Jordânia, Marrocos, Reino Unido, Bélgica, Dinamarca, Holanda, Bahrain, Qatar, Arábia Saudita, Turquia e Emirados Árabes Unidos. A Rússia iniciou em setembro uma campanha independente de bombardeios na Síria a pedido do ditador sírio, Bashar al-Assad.

AFP
Nome

Artigo Semanal,2,Brasil,2822,Ceará,150,Cedro,1534,Entretenimento,426,Esportes,275,Mundo,691,Pernambuco,2151,Política,46,Sertão,724,Vc no Portal,43,
ltr
item
Portal Cedro : EI ameaça em vídeo atacar Washington e Europa
EI ameaça em vídeo atacar Washington e Europa
http://www.hojeemdia.com.br/polopoly_fs/1.268904.1413318632!/image/image.jpg_gen/derivatives/landscape_714/image.jpg
Portal Cedro
http://www.portalcedro.com.br/2015/11/ei-ameaca-em-video-atacar-washington-e.html
http://www.portalcedro.com.br/
http://www.portalcedro.com.br/
http://www.portalcedro.com.br/2015/11/ei-ameaca-em-video-atacar-washington-e.html
true
1241677778874062309
UTF-8
Carregado todas as mensagens Não encontrou nenhuma mensagem Ver todos Leia mais Repetir Cancelar resposta Delete Por Capa Páginas Postes Ver todos Recomendado Rótulo Arquivo Pesquisa Todos os Posts Não foram encontrados resultados com a sua mensagem Voltar para casa Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora mesmo 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago Mais de 5 semanas atrás Seguidores Siga ESTE CONTEÚDO É PREMIUM Compartilhe para desbloquear Copie todos os códigos Selecione todos os códigos Todos os códigos foram copiados para a área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, por favor pressione [CTRL] + [C] (ou CMD + C com Mac) para copiar