"Estado Islâmico será destruído"


Estado Islâmico (EI) "será destruído. Será reconquistado o território que hoje ocupa, serão cortadas as suas fontes de financiamento, serão perseguidos os seus dirigentes, serão desmanteladas as redes de recrutamento e as linhas de abastecimento. No fim, serão completamente aniquilados", garantiu ontem o presidente Barack Obama, falando na Malásia, onde se deslocou para a Cimeira do Sudeste Asiático e do ASEAN.

As palavras do líder americano foram no mesmo sentido das proferidas anteriormente pelo secretário de Estado, John Kerry, que garantira no final da semana a "neutralização" do EI de uma forma "muito mais rápida" do que sucedeu com a organização criada por Osama bin Laden. "Começámos o combate contra a Al-Qaeda em 2001 e demorou, de facto, alguns anos antes de ser possível eliminar Bin Laden e outros elementos da liderança e neutralizá-los como uma força efetiva." John Kerry quer que o mesmo processo suceda mais rapidamente com o grupo islamita baseado na Síria e no Iraque. "Temos a capacidade para o fazer", assegurou Kerry.

As declarações do presidente americano e do responsável pela diplomacia de Washington coincidem com um momento de mobilização da comunidade internacional e de intensa ação diplomática para a definição de uma estratégia concertada para combater o EI. Exemplo disso são os múltiplos encontros que o presidente francês inicia hoje e se prolongam até quinta-feira (ver texto nestas páginas), quando se desloca a Moscovo para conversações com Vladimir Putin.

Significativamente, o presidente russo desloca-se hoje ao Irão para encontros com o seu homólogo Hassan Rouhani e com o Líder Supremo da República Islâmica, ayatollah Ali Khamenei. Rússia e Irão são os principais aliados de Bashar al-Assad e estão militarmente envolvidos, ao lado do regime de Damasco, na guerra civil que grassa na Síria há quase cinco anos. Esta é a terceira vez que Putin se desloca a Teerão em 2015.

DN
Nome

Artigo Semanal,2,Brasil,2810,Ceará,150,Cedro,1530,Entretenimento,426,Esportes,275,Mundo,691,Pernambuco,2141,Política,46,Sertão,719,Vc no Portal,43,
ltr
item
Portal Cedro : "Estado Islâmico será destruído"
"Estado Islâmico será destruído"
http://static.globalnoticias.pt/storage/DN/2015/dn2015_detalhe_topo/ng5238883.JPG
Portal Cedro
http://www.portalcedro.com.br/2015/11/estado-islamico-sera-destruido.html
http://www.portalcedro.com.br/
http://www.portalcedro.com.br/
http://www.portalcedro.com.br/2015/11/estado-islamico-sera-destruido.html
true
1241677778874062309
UTF-8
Carregado todas as mensagens Não encontrou nenhuma mensagem Ver todos Leia mais Repetir Cancelar resposta Delete Por Capa Páginas Postes Ver todos Recomendado Rótulo Arquivo Pesquisa Todos os Posts Não foram encontrados resultados com a sua mensagem Voltar para casa Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora mesmo 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago Mais de 5 semanas atrás Seguidores Siga ESTE CONTEÚDO É PREMIUM Compartilhe para desbloquear Copie todos os códigos Selecione todos os códigos Todos os códigos foram copiados para a área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, por favor pressione [CTRL] + [C] (ou CMD + C com Mac) para copiar