Lula admite ser candidato à sucessão de Dilma Rousseff

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva admitiu concorrer à Presidência da República nas eleições de 2018. Em entrevista ao jornalista Roberto D’Ávila, da GloboNews, Lula disse que poderá entrar na corrida pela sucessão da presidenta Dilma Rousseff, caso o projeto de governo construído ao longo dos últimos 12 anos corra risco de acabar. “A única condição que tenho para voltar é que tentem destruir tudo o que nós construímos”, afirmou.

Na entrevista, Lula negou defender a troca do ministro da Fazenda, Joaquim Levy, pelo ex-presidente do Banco Central Henrique Meirelles. “O Levy e o ministro da Fazenda são um problema da presidenta Dilma. Você sabe por que eu fiquei cinco anos sem dar entrevista? É porque um ex-presidente precisa tomar muito cuidado para não dar palpite. É como se um ex-marido fosse aconselhar o atual marido a como cuidar da mulher. O ex-presidente não pode agir assim”, afirmou Lula.

O ex-presidente defendeu as medidas de ajuste fiscal propostas pelo governo federal. Para ele, a presidenta Dilma “está certa” ao propor o ajuste. Mas criticou o fato de o Congresso ainda não ter aprovado o pacote.“A Dilma está certa em fazer o ajuste. O que está errado é que está demorando demais. E não é culpa dela”, disse Lula.

Em sua avaliação, o país passa por “uma crise política muito séria”. “Há uma confrontação de um ano entre Legislativo com o Executivo”, afirmou. Para Lula, “os líderes partidários não têm a força que parecem ter” e, por isso, o ajuste não é aprovado. “Os presidentes não mandam mais nos partidos, os líderes também não”, observou.

Na entrevista, Lula disse ainda que o diálogo do governo com a oposição depende da presidente Dilma Rousseff. Segundo ele, cabe ao governo liderar essa iniciativa. “A gente pode se encontrar e conversar”, afirmou. “Se tiver assunto para conversar e a presidente da República disser assim: ‘vou convidar os ex-presidentes para discutir’”, acrescentou.

Lula também defendeu a necessidade levar uma “proposta concreta” e de “certo respaldo” para a negociação. “Se você conversar uma vez e não tiver uma proposta concreta, você desmoraliza a proposta política”, observou.

Para que ex-presidentes, como o tucano Fernando Henrique Cardoso, sejam chamados para conversar, Lula diz que é preciso saber se eles têm procuração dos partidos para falar.O petista disse que é importante que “nós pactuássemos uma saída para esse país’ e apontou como problema “uma confrontação de um ano entre o Legislativo e o Executivo”.

O Dia
Nome

Artigo Semanal,2,Brasil,2810,Ceará,150,Cedro,1530,Entretenimento,426,Esportes,275,Mundo,691,Pernambuco,2141,Política,46,Sertão,719,Vc no Portal,43,
ltr
item
Portal Cedro : Lula admite ser candidato à sucessão de Dilma Rousseff
Lula admite ser candidato à sucessão de Dilma Rousseff
http://ejesa.statig.com.br/bancodeimagens/df/9d/3a/df9d3am2d2cj9jlwa9f7y0a64.jpg
Portal Cedro
http://www.portalcedro.com.br/2015/11/lula-admite-ser-candidato-sucessao-de.html
http://www.portalcedro.com.br/
http://www.portalcedro.com.br/
http://www.portalcedro.com.br/2015/11/lula-admite-ser-candidato-sucessao-de.html
true
1241677778874062309
UTF-8
Carregado todas as mensagens Não encontrou nenhuma mensagem Ver todos Leia mais Repetir Cancelar resposta Delete Por Capa Páginas Postes Ver todos Recomendado Rótulo Arquivo Pesquisa Todos os Posts Não foram encontrados resultados com a sua mensagem Voltar para casa Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora mesmo 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago Mais de 5 semanas atrás Seguidores Siga ESTE CONTEÚDO É PREMIUM Compartilhe para desbloquear Copie todos os códigos Selecione todos os códigos Todos os códigos foram copiados para a área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, por favor pressione [CTRL] + [C] (ou CMD + C com Mac) para copiar