Moradores do Barro Branco ignoram risco da dengue e jogam lixo em terreno baldio

Apesar do avanço da dengue, a população ainda não se conscientizou da gravidade da doença e da necessidade de evitar a proliferação do mosquito Aedes Aegypti. No sítio Barro Branco, distante a 6 quilômetros da cidade de Cedro - PE, onde o número de suspeitas de casos chega a 55, agora a situação já começa a ficar bastante grave.


Mesmo com as ações educativas promovidas pela Secretaria de Saúde para prevenção e controle de dengue, os moradores continuam jogando lixo e deixando água parada. Nesta tarde de quarta-feira (27), profissionais da Secretaria Municipal de Saúde acompanharam o trabalho dos agentes de endemias durante a aplicação do fumacê em todas as residências, quintais e terrenos. A vistoria na localidade presenciou o descaso da população. 

Muitos terrenos se tornaram depósitos de lixo doméstico. Basta chover um pouco para que os recipientes fiquem cheios de água, ambiente propício para a reprodução do mosquito da dengue. Em um terreno próximo ao posto de saúde da comunidade, garrafas, latinhas de refrigerante, copos descartáveis e  resto de construção foram descartados pela vizinhança. 

A Secretária Municipal de Saúde, Jucilene Leite, informou que planeja intensificar as campanhas educativas para orientar os moradores e os proprietários de estabelecimentos, com a finalidade de eliminar possíveis focos de reprodução do mosquito. A campanha de mobilização para dengue este ano tem objetivo triplo: combater a dengue, o chikungunya e o zika vírus.
De acordo com o coordenador de epidemiologia, João Leônio, 80% dos focos dos mosquitos estão nas residências, por isso a mobilização da população tem um papel fundamental. Leônio ainda explica que o uso do fumacê só mata os mosquitos adultos, não atingindo as larvas, devendo haver da mesma forma o trabalho preventivo. 
Coleta de lixo
A Prefeitura de Cedro, por meio da Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura Urbana, informa que a coleta de lixo no Barro Branco é realizada nas quartas-feiras,  porta a porta. A recomendação é que o lixo deverá ser acondicionado em sacos plásticos e colocados em recipientes (tambores fechados). Além disso, os moradores devem depositar o material acondicionado nos recipientes uma hora antes de o caminhão passar. Os próprios moradores precisam ajudar a conservar a limpeza de sua localidade.







Nome

Artigo Semanal,2,Brasil,2768,Ceará,150,Cedro,1506,Entretenimento,421,Esportes,266,Mundo,686,Pernambuco,2122,Política,46,Sertão,699,Vc no Portal,43,
ltr
item
Portal Cedro : Moradores do Barro Branco ignoram risco da dengue e jogam lixo em terreno baldio
Moradores do Barro Branco ignoram risco da dengue e jogam lixo em terreno baldio
http://3.bp.blogspot.com/-3CdLBXbnots/Vqob93n9-1I/AAAAAAAAQZY/_yBmw5LeKko/s320/DSCN9954.JPG
http://3.bp.blogspot.com/-3CdLBXbnots/Vqob93n9-1I/AAAAAAAAQZY/_yBmw5LeKko/s72-c/DSCN9954.JPG
Portal Cedro
http://www.portalcedro.com.br/2016/01/moradores-do-barro-branco-ignoram-risco.html
http://www.portalcedro.com.br/
http://www.portalcedro.com.br/
http://www.portalcedro.com.br/2016/01/moradores-do-barro-branco-ignoram-risco.html
true
1241677778874062309
UTF-8
Carregado todas as mensagens Não encontrou nenhuma mensagem Ver todos Leia mais Repetir Cancelar resposta Delete Por Capa Páginas Postes Ver todos Recomendado Rótulo Arquivo Pesquisa Todos os Posts Não foram encontrados resultados com a sua mensagem Voltar para casa Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora mesmo 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago Mais de 5 semanas atrás Seguidores Siga ESTE CONTEÚDO É PREMIUM Compartilhe para desbloquear Copie todos os códigos Selecione todos os códigos Todos os códigos foram copiados para a área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, por favor pressione [CTRL] + [C] (ou CMD + C com Mac) para copiar