Com viagem histórica, Obama quer garantir que não haja volta atrás com Cuba

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, quer assegurar com sua histórica viagem do próximo mês a Havana que não haverá volta atrás na aproximação com Cuba e, ao mesmo tempo, enviar a mensagem de que está "a favor" do povo cubano.

A visita que Obama e sua esposa, Michelle, farão a Havana nos dias 21 e 22 de março acontecerá "em um momento particularmente bom", opinou à Agência Efe o ex-embaixador Melvyn Levitsky, atualmente professor de política internacional na Universidade de Michigan.

Levitsky lembrou que acaba de ser assinado, esta semana, o acordo sobre aviação civil que permitirá uma conexão regular de voos comerciais entre ambos países, previsivelmente a partir do último trimestre e com um potencial de 110 conexões diárias de ida e volta.

Na mesma linha, o presidente do centro de estudos Diálogo Interamericano, Michael Shifter, disse à Efe que lhe parece lógico que Obama queira fazer logo a visita a Cuba, com o objetivo de "aproveitar ao máximo o tempo que lhe resta de mandato" para aprofundar até onde seja possível a aproximação bilateral.

"Não há outro tema em todo o legado de Obama que tenha tanto apoio dentro dos Estados Unidos", comentou Shifter sobre a normalização com Cuba, uma aposta que, segundo sua opinião, "lhe caiu muito bem politicamente".

Shifter acredita, por outro lado, que Obama "não vai ter papas na língua " e vai ser "muito claro" durante sua visita à ilha sobre a necessidade de melhoras no que diz respeito aos direitos humanos.

O próprio Obama, ao anunciar a viagem em sua conta no Twitter, antecipou que ainda existem "diferenças" com o governo cubano e que ele as abordará "diretamente", enquanto a Casa Branca confirmou que o presidente se reunirá com dissidentes e membros da sociedade civil.

Shifter e Levitsky concordaram em que a visita de Obama pode ter certo "impacto" na situação dos direitos humanos em Cuba.

Levitsky afirmou inclusive que é possível que haja "algum movimento" por parte das autoridades cubanas nas vésperas da visita de Obama e mencionou a libertação de presos políticos.

Nesse sentido, a recepção a Obama por parte dos cubanos "vai ser muito calorosa, com muito entusiasmo", e isso, em alguma medida, pode ajudar a incentivar certa "abertura", segundo Shifter.

Os cubanos, em geral, têm a impressão de que Obama "quer fazer algo bom para o povo cubano", comentou à Efe a antropóloga e escritora Ruth Behar, que conhece bem a ilha porque, apesar de viver nos Estados Unidos desde menina, nasceu ali e a visita com frequência.

Na opinião de Behar, o fato de que Obama vá a Cuba "é uma maneira de dizer que está a favor do povo cubano" e não o contrário, como afirma um dos maiores críticos da normalização bilateral, o pré-candidato republicano à presidência e senador Marco Rubio.

Rubio e o também pré-candidato presidencial Ted Cruz, ambos de origem cubana, criticaram a viagem de Obama à ilha, da mesma forma que o exílio cubano nos EUA, que a considera uma concessão ao governo de Raúl Castro e acredita que contribuirá para legitimar sua imagem em nível internacional.

Na opinião de Shifter foi a política de administrações americanas anteriores de "castigar e isolar" Cuba a que "legitimou" o regime dos Castro.

Em suma, como escreveu esta semana Ted Piccone, um especialista em Cuba no centro de estudos Brookings, a visita de Obama à ilha, "que por si só é um passo positivo, deveria ser medida pelos resultados concretos dos próximos nove meses".

Obama, que se transformará no primeiro presidente americano em exercício a visitar Cuba em 88 anos, assegurou por sua parte na quinta-feira passada perante os jornalistas que, pelo menos, a viagem será "divertida".

Uol
Nome

Artigo Semanal,2,Brasil,2764,Ceará,150,Cedro,1506,Entretenimento,420,Esportes,263,Mundo,686,Pernambuco,2121,Política,46,Sertão,696,Vc no Portal,43,
ltr
item
Portal Cedro : Com viagem histórica, Obama quer garantir que não haja volta atrás com Cuba
Com viagem histórica, Obama quer garantir que não haja volta atrás com Cuba
http://carta.fiu.edu/cwp/wp-content/uploads/2015/02/President-Obama-Delivers-010.jpg
Portal Cedro
http://www.portalcedro.com.br/2016/02/com-viagem-historica-obama-quer.html
http://www.portalcedro.com.br/
http://www.portalcedro.com.br/
http://www.portalcedro.com.br/2016/02/com-viagem-historica-obama-quer.html
true
1241677778874062309
UTF-8
Carregado todas as mensagens Não encontrou nenhuma mensagem Ver todos Leia mais Repetir Cancelar resposta Delete Por Capa Páginas Postes Ver todos Recomendado Rótulo Arquivo Pesquisa Todos os Posts Não foram encontrados resultados com a sua mensagem Voltar para casa Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora mesmo 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago Mais de 5 semanas atrás Seguidores Siga ESTE CONTEÚDO É PREMIUM Compartilhe para desbloquear Copie todos os códigos Selecione todos os códigos Todos os códigos foram copiados para a área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, por favor pressione [CTRL] + [C] (ou CMD + C com Mac) para copiar