Fidel acaba com estado de graça de Obama em Cuba

Fidel acaba com estado de graça de Obama em Cuba

A visita do presidente norte-americano Barack Obama a Cuba foi um dos acontecimentos mais marcantes dos últimos tempos – algo impossível até há bem pouco tempo atrás – mas o velho dirigente cubano Fidel Castro não parece estar interessado em ‘embarcar’ na espécie de beatitude com que o povo da ilha recebeu o ‘grande irmão’. “Não precisamos de nenhum presente do império”, escreveu Fidel num artigo dirigido ao ”Irmão Obama” e publicado no Granma, o jornal oficial do Partido Comunista de Cuba.

Fidel – que chegou a visitar os Estados Unidos depois de tomar o poder em Cuba (em 1 de Janeiro de 1959), na tentativa de assegurar o apoio do país, ou pelo menos a neutralidade, à Revolução – apelida as palavras de Obama sobre fraternidade e história comum de “delicodoces”, suficientes para provocar “um ataque cardíaco” a qualquer cunabo.

Obama não se encontrou com Fidel Castro – quer deixou a presidência em 2008 – tendo sido recebido oficialmente apenas pelo irmão Raul. O clima de amizade e mesmo de cumplicidade entre os dois presidentes foi uma constante durante os três dias de visita. Mas, de algum modo surpreendentemente, Fidel veio tentar colocar um ponto final na espécie de idílio que, de repente, parecia estar a tomar conta das relações bilaterais entre os dois países.

“Ninguém deve enganar-se e pensar que o nosso povo nobre e generoso vai renunciar à sua glória e os seus direitos, e à riqueza espiritual das nossas realizações educacionais, científicas e culturais”, escreveu Fidel. O velho líder preferiu recordar os conflitos que tomaram conta das relações entre as duas repúblicas – a invasão da Baia dos Porcos, a crise dos mísseis e o embargo, entre outros acontecimentos comuns – ao invés de passar um pano sobre a história dos últimos 60 anos.

Econômico 


Nome

Artigo Semanal,2,Brasil,2823,Ceará,150,Cedro,1538,Entretenimento,426,Esportes,275,Mundo,691,Pernambuco,2151,Política,46,Sertão,724,Vc no Portal,43,
ltr
item
Portal Cedro : Fidel acaba com estado de graça de Obama em Cuba
Fidel acaba com estado de graça de Obama em Cuba
http://economico.sapo.pt/public/uploads/articles/1_novo_site/fidel1-castro.jpg
Portal Cedro
http://www.portalcedro.com.br/2016/03/fidel-acaba-com-estado-de-graca-de.html
http://www.portalcedro.com.br/
http://www.portalcedro.com.br/
http://www.portalcedro.com.br/2016/03/fidel-acaba-com-estado-de-graca-de.html
true
1241677778874062309
UTF-8
Carregado todas as mensagens Não encontrou nenhuma mensagem Ver todos Leia mais Repetir Cancelar resposta Delete Por Capa Páginas Postes Ver todos Recomendado Rótulo Arquivo Pesquisa Todos os Posts Não foram encontrados resultados com a sua mensagem Voltar para casa Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora mesmo 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago Mais de 5 semanas atrás Seguidores Siga ESTE CONTEÚDO É PREMIUM Compartilhe para desbloquear Copie todos os códigos Selecione todos os códigos Todos os códigos foram copiados para a área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, por favor pressione [CTRL] + [C] (ou CMD + C com Mac) para copiar