Professores de Cedro receberão reajuste de 11,36% retroativo


O salário dos professores da rede municipal de educação de Cedro será reajustado em 11,36%, segundo garantiu o prefeito Josenildo Leite Soares (PSB) durante reunião no Sindismuc na noite desta quarta-feira (06). O aumento deve ser pago neste mês, referentes aos retroativos de janeiro, fevereiro, março e abril. O anúncio foi recebido com uma ovação pelos professores. Em março, a categoria aderiu à paralisação nacional, sendo o reajuste no piso salarial uma das principais reivindicações.

Além do prefeito, compareceram à reunião a presidente do Sindicato dos Servidores Públicos, vereadora Marly Quental, o secretário de educação, Ricardo Urias, a vereadora Anízia Matias, a ex-secretária de assistência social, Marcia Mariano, ex-secretário de Obras, Rogério Matias, além do secretário do Sindismuc, Cícero. 

O reajuste, concedido anualmente, segue a Lei 11.738/2008, a Lei do Piso, que vincula o aumento à variação ocorrida no valor anual mínimo por aluno definido no Fundeb. Segundo o secretário de educação, Ricardo Urias, muitos prefeitos enviaram ao Ministro da Educação Aloizio Mercadante, um documento solicitando do Executivo Federal o adiamento do reajuste para junho, por causa da situação precária das finanças municipais em função da crise. 

"Por isso ocorreu esse impasse. Quando foi no início de abril, as prefeituras entenderam que teriam cumprir. Se deixássemos esse valor para o mês de setembro ou outubro, tendo que pagar o retroativo, o rombo era grande. Entramos no consenso que é necessário fazer esse reajuste", explica.

O projeto de lei que prevê reajuste retroativo dos docentes será encaminhado à Câmara de Vereadores, na sessão marcada para 14 de abril. Em discurso, o prefeito fez algumas críticas em relação ao governo do seu antecessor, José Marcondes. 

“Quem me antecedeu não fez concurso público, muito menos teve a preocupação de elaborar um Plano de Cargos e Carreiras. Quem fez isso fui eu em 2010”, disse. Na época, o PCC sofreu várias alterações durante a tramitação do correspondente processo legislativo e foi julgado como inconstitucional pelo Tribunal de Justiça de Pernambuco, referente ao aumento de despesa pública. 

“Ao tomar conhecimento da liminar, tivemos a obrigação de suspender o pagamento das gratificações, especificamente o pó de giz. Para recompensar a perca, tivemos que incluir a questão dos quinquênios. Fui alvo de denúncias e estou respondendo um processo na Justiça por conta disso, mas estou consciente que a gente atendeu a decisão judicial”, disse. “Os professores perderam muito por conta de um posicionamento errado da Câmara[...] Quem se posiciona nos carros de som dizendo que são a favor dos professores, nos bastidores são contra”, alfineta. Josenildo se comprometeu com a construção de um novo Plano de Cargo e Carreiras que deverá entrar em vigor no próximo ano.

Apesar da queda na receita, o chefe do executivo garante que a Prefeitura de Cedro está preparada para enfrentar a crise e manter a qualidade dos serviços prestados pela administração municipal. O gestor revela o esforço para manter folha de pagamento em dia, sempre no dia dez de cada mês, e que pretende pagar o décimo terceiro no mês de junho. 

A reunião foi  convocada por Marly Quental, após críticas feitas por Aldenir Santos, o vereador Pelé da bancada de oposição. Em seu terceiro requerimento, apresentado na sessão  de quinta-feira (31), ele cobrou a efetivação da Lei do Piso do Magistério que estabelece o aumento. 

Pelé criticou duramente a atuação do Sindismuc, afirmando que o sindicato “nunca se posicionou favorável aos professores, que não apoiou a paralisação, que em momento algum cobrou melhorias para a categoria”.

A presidente rebateu as acusações do parlamentar, afirmando que o Sindicato "prima pelo diálogo e pela defesa dos servidores" e que todas as reivindicações são enviadas ao Executivo para que o mesmo tenha conhecimento e providencie a realização dos serviços.

Marly expôs entre as principais conquistas “o pagamento do adicional de insalubridade aos profissionais da saúde e aos garis, além da jornada de seis horas corridas para os funcionários da limpeza urbana”. Na ocasião, a presidente reeleita reiterou o compromisso de lutar pela categoria e agradeceu os votos recebidos. 

Nome

Artigo Semanal,2,Brasil,2823,Ceará,150,Cedro,1537,Entretenimento,426,Esportes,275,Mundo,691,Pernambuco,2151,Política,46,Sertão,724,Vc no Portal,43,
ltr
item
Portal Cedro : Professores de Cedro receberão reajuste de 11,36% retroativo
Professores de Cedro receberão reajuste de 11,36% retroativo
https://2.bp.blogspot.com/-WEbLmM03flw/VwcNj37CE4I/AAAAAAAAQ5g/LbEoR0OAF2IhVoUiEbeRVR8elTy3ObeIQ/s400/DSCN9999.JPG
https://2.bp.blogspot.com/-WEbLmM03flw/VwcNj37CE4I/AAAAAAAAQ5g/LbEoR0OAF2IhVoUiEbeRVR8elTy3ObeIQ/s72-c/DSCN9999.JPG
Portal Cedro
http://www.portalcedro.com.br/2016/04/professores-de-cedro-receberao-reajuste.html
http://www.portalcedro.com.br/
http://www.portalcedro.com.br/
http://www.portalcedro.com.br/2016/04/professores-de-cedro-receberao-reajuste.html
true
1241677778874062309
UTF-8
Carregado todas as mensagens Não encontrou nenhuma mensagem Ver todos Leia mais Repetir Cancelar resposta Delete Por Capa Páginas Postes Ver todos Recomendado Rótulo Arquivo Pesquisa Todos os Posts Não foram encontrados resultados com a sua mensagem Voltar para casa Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora mesmo 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago Mais de 5 semanas atrás Seguidores Siga ESTE CONTEÚDO É PREMIUM Compartilhe para desbloquear Copie todos os códigos Selecione todos os códigos Todos os códigos foram copiados para a área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, por favor pressione [CTRL] + [C] (ou CMD + C com Mac) para copiar