Homenagens e comoção marcam despedida do estudante Damião Lopes


Centenas de pessoas se reuniram na manhã de ontem (16) na Igreja da Matriz, em Cedro, para prestar uma última homenagem ao estudante Damião Lopes, de 13 anos. Ele morreu na noite desta sexta-feira (13) na cidade de Petrolina, onde estava internado há sete dias na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do Hospital dos Traumas. O jovem caiu de um cavalo no sábado (07) no Sítio Pé do Alto, na zona rural de Cedro. Na queda, ele teve traumatismo craniano, que resultou em morte cerebral. 

Antes de seguir para a Igreja da Matriz, o corpo de Damião foi recebido sob forte aplauso e muitas lágrimas na Escola Municipal José Inácio Leite. Ele estudava o sétimo ano. O momento de homenagens contou com a presença da diretora Marly Vasconcelos, professores, funcionários, alunos, pais, familiares, o prefeito Josenildo Leite Soares, a primeira-dama Marly Quental, o vaqueiro Lando de Constancio, o presidente da Câmara de Vereadores, Nana Martins, além de outras autoridades. 

Por meio de textos-homenagem, estudantes lembram a vida de Damião, “um aluno competente, brincalhão e amigo, que deixará saudades”. Em outro momento, os participantes deram as mãos em um gesto de solidariedade e oração, ao som das canções 'Ave Maria Sertaneja', de Luiz Gonzaga, e Amigos Pela Fé, de Anjos de Resgate, entoadas pelo cantor cedrense Carlos Dornelis. Um crucifixo, uma flor, uniforme e um boné (vaquejada) foram colocados sobre o caixão.

Na última sexta-feira (13), após a confirmação clínica do falecimento de Damião, a família autorizou a doação dos órgãos. "Uma decisão exemplar", disse o prefeito Josenildo Leite Soares durante discurso. “A família tomou uma decisão exemplar, pois o coraçãozinho de Damião está pulsando neste momento em outra pessoa. Ele permanece vivo entre nós, permanece vivo também diante de Deus". 

O rapazinho que queria ser vaqueiro conquistou a simpatia da vaqueirama e amantes das atividades sertanejas. "Ele tinha vocação de ser vaqueiro, que foi interrompido por uma queda de cavalo. Só Deus sabe dos obstáculos que nós temos pela frente. Deus quis assim", disse Lando. "Era um bom menino. Deus reserva um bom lugar para ele", completa o vereador Nana Martins.

A direção escolar, assim como seu corpo docente, alunos e todos os funcionários prestaram prestaram condolências aos familiares, amigos e colegas desse jovem que "marcou sua passagem pela EMJIL com dedicação e alegre convivência".

Dezenas de cavaleiros prestaram uma homenagem com uma cavalgada, com direito a carro de som, saindo da referida escola até a Igreja da Matriz, onde foi realizada celebração de corpo presente. O locutor cedrense Aureliano, popular Amarelão, conduziu o desfile, dando voz a despedida. "Nossa casa fora de casa é a vaquejada. Sempre estamos unidos. Nessa semana, durante uma vaquejada em Serrita, fizemos uma homenagem a ele [Damião Lopes], uma corrente de oração", relata.

Na Igreja, centenas de pessoas formaram filas para se despedir do garoto e prestar solidariedade à família. Regis Lopes, mãe de Damião e Rayany Lopes, estava muito abalada. Mesmo em um momento difícil, o gesto de generosidade da família salvou a vida de outras crianças, que estavam na fila do transplante, orando por um milagre. “Um herói de verdade nunca morre”, disse um parente. 

Damião foi sepultado sob fortes aplausos no fim da manhã no Cemitério Público São José. 


"Se um dia eu sair do meu sertão, resolver viajar para distante e por la vou mim lembrar todo estante das perneiras, do chapéu, e do gibão, do chicote,da exporá e o facão,a corda e a lascada, do cavalo galope a passada, da cacimba do açude e o barreiro, Se um dia eu deixar de ser vaqueiro vou chorar com saudade da boiada". Vaquejada e Vida de Vaqueiro.



Nome

Artigo Semanal,2,Brasil,2807,Ceará,150,Cedro,1517,Entretenimento,426,Esportes,275,Mundo,691,Pernambuco,2139,Política,46,Sertão,729,Vc no Portal,43,
ltr
item
Portal Cedro : Homenagens e comoção marcam despedida do estudante Damião Lopes
Homenagens e comoção marcam despedida do estudante Damião Lopes
https://1.bp.blogspot.com/-BWBxLEQwhEI/VzsQWJ0_BaI/AAAAAAAARSE/AFSP4zRStKM1XoT7P4QgvTOC5MpoasEagCLcB/s400/dami%25C3%25A3o.JPG
https://1.bp.blogspot.com/-BWBxLEQwhEI/VzsQWJ0_BaI/AAAAAAAARSE/AFSP4zRStKM1XoT7P4QgvTOC5MpoasEagCLcB/s72-c/dami%25C3%25A3o.JPG
Portal Cedro
http://www.portalcedro.com.br/2016/05/homenagens-e-comocao-marcam-despedida.html
http://www.portalcedro.com.br/
http://www.portalcedro.com.br/
http://www.portalcedro.com.br/2016/05/homenagens-e-comocao-marcam-despedida.html
true
1241677778874062309
UTF-8
Carregado todas as mensagens Não encontrou nenhuma mensagem Ver todos Leia mais Repetir Cancelar resposta Delete Por Capa Páginas Postes Ver todos Recomendado Rótulo Arquivo Pesquisa Todos os Posts Não foram encontrados resultados com a sua mensagem Voltar para casa Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora mesmo 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago Mais de 5 semanas atrás Seguidores Siga ESTE CONTEÚDO É PREMIUM Compartilhe para desbloquear Copie todos os códigos Selecione todos os códigos Todos os códigos foram copiados para a área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, por favor pressione [CTRL] + [C] (ou CMD + C com Mac) para copiar