Português que fugiu da Inglaterra após estuprar jovem é preso em PE


Português foragido da Inglaterra por estupro de adolescente foi preso em Pernambuco (Foto: Divulgação/PF)

Um português foragido da Justiça da Inglaterra e procurado pela polícia em todo o mundo por estupro de uma adolescente foi preso em Pernambuco. A ação, realizada na quarta-feira (11), em Prazeres, em Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife, teve a participação de agentes da Polícia Federal, que atuam em parceria com a polícia internacional, a Interpol. O estrangeiro, em conversa informal com os policiais, negou o crime e alegou que o ato sexual teve consentimento da jovem.

Segundo informações repassadas pelo governo da Inglaterra, em 2010, o português praticou ato libidinoso com uma menor de 14 anos. Por isso, foi condenado, em 2013, a 11 anos de reclusão por estupro de vulnerável. O fato, de acordo com o governo inglês, ocorreu no dia 6 de dezembro e acabou sendo revelado a partir do depoimento de um psicólogo.

O profissional acionou a polícia e informou ter atendido uma adolescente que contou a seguinte história: ela conheceu um homem, pela internet, que dizia ter 15 anos de idade. Ao marcar um encontro, de acordo com o relato do psicólogo, a jovem descobriu que estava se relacionando com um adulto. A adolescente contou ao profissional que entrou no carro do português, onde ocorreu o ato libidinoso.

O estrangeiro chegou ao Brasil em 2012. Na época, no país europeu, respondia ao processo em liberdade. Ao perceber que seria condenado e teria a prisão decretada, fugiu do Reino Unido para o Brasil. Ele tem 44 anos e casou com uma pernambucana. Vive em situação legal e era considerado pela Interpol um caso de alerta vermelho. Ou seja, exigia prioridade. 

A partir de informações da Europa, os agentes da PF em Pernambuco cruzaram dados e localizaram a residência do português. Para capturar o estrangeiro, a Justiça da Inglaterra enviou ao Brasil um pedido de prisão e extradição. O Ministério da Justiça concordou e o caso chegou ao Supremo Tribunal federal (STF). No dia 26 de abril deste ano, o ministro Gilmar Mendes determinou o cumprimento do mandado de prisão. 

A captura do português foi comunicada aos consulados da Inglaterra e de Portugal. Em seguida, a polícia levou o estrangeiro para o Instituto de Medicina Legal (IML), em Santo Amaro, área central do Recife, para a realização de exame de corpo de delito. Ele está no Centro de Triagem (Cotel), em Abreu e Lima, na Região Metropolitana, onde vai aguardar os trâmites legais para a extradição para a Inglaterra.

Este é o primeiro estrangeiro preso, este ano, pela Polícia Federal no Recife, nestas circunstâncias. No ano passado, foram três casos de capturas de pessoas procuradas ao redor do mundo pela Interpol.

G1
Nome

Artigo Semanal,2,Brasil,2810,Ceará,150,Cedro,1530,Entretenimento,426,Esportes,275,Mundo,691,Pernambuco,2141,Política,46,Sertão,719,Vc no Portal,43,
ltr
item
Portal Cedro : Português que fugiu da Inglaterra após estuprar jovem é preso em PE
Português que fugiu da Inglaterra após estuprar jovem é preso em PE
http://s2.glbimg.com/5LWgjuPPaCVEMoahSbtUBUUlifg=/620x465/s.glbimg.com/jo/g1/f/original/2016/05/16/whatsapp-image-20160516.jpg
Portal Cedro
http://www.portalcedro.com.br/2016/05/portugues-que-fugiu-da-inglaterra-apos.html
http://www.portalcedro.com.br/
http://www.portalcedro.com.br/
http://www.portalcedro.com.br/2016/05/portugues-que-fugiu-da-inglaterra-apos.html
true
1241677778874062309
UTF-8
Carregado todas as mensagens Não encontrou nenhuma mensagem Ver todos Leia mais Repetir Cancelar resposta Delete Por Capa Páginas Postes Ver todos Recomendado Rótulo Arquivo Pesquisa Todos os Posts Não foram encontrados resultados com a sua mensagem Voltar para casa Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora mesmo 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago Mais de 5 semanas atrás Seguidores Siga ESTE CONTEÚDO É PREMIUM Compartilhe para desbloquear Copie todos os códigos Selecione todos os códigos Todos os códigos foram copiados para a área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, por favor pressione [CTRL] + [C] (ou CMD + C com Mac) para copiar