Superlua chama atenção no céu do Recife

Superlua brilhou no céu e muitos pararam para admirarEla demorou a surgir. Parecia que iria faltar ao compromisso, mas, na verdade, estava se vestindo para uma aparição esplendorosa. Já passava das 18h quando a dona da noite rompeu a escuridão do céu - uma “superlua” perfeitamente redonda e iluminada, que chamou atenção de quem passeava pelo Marco Zero do Recife, na noite deste domingo.

A superlua ocorre quando a lua cheia acontece próxima ao perigeu: aproximação máxima do astro com a Terra (362,6 quilômetros). Assim, durante o fenômeno o satélite natural parece maior e mais luminoso do que o habitual. Neste domingo (16), esse efeito ganhou um ingrediente extra "porque a lua estava ainda mais próxima do horizonte", destacou o coordenador do Observatório Astronômico do Alto da Sé, Alexandre Evangelista.

Ele explicou que a lua percorre uma órbita elíptica em relação à Terra. Ou seja, dependendo de onde estiver localizada nesse percurso ela fica mais próxima ou mais afastada dos observadores terrenos. No ponto mais distante, chamado de apogeu, a média é de 405,4 mil quilômetros de distância.

No imaginário da pequena Antônia, de cinco anos, as explicações são diferentes. “A lua juntou vários pedaços e ficou mais gorda”, disse admirada. Em seu primeiro passeio de domingo no Recife Antigo, a atendente Vilma Ferreira parou para admirar a paisagem surpreendente. "O cenário ficou ainda mais bonito", comentou.

A superlua também influencia o comportamento das marés, pela força gravitacional. Neste domingo, o pico ultrapassou os 2,4 metros. Porém, a imagem de encher os olhos exerce outros efeitos, principalmente sobre os românticos. “Viemos fazer as pazes sob à luz da lua”, revelou o casal Gisely Alves e Pedro Monteiro.

Até o fim deste ano, a superlua fará mais duas aparições nos dias 14 de novembro e 14 de dezembro. 
 
Folha -PE

Comente

Nome

Artigo Semanal,2,Brasil,2810,Ceará,150,Cedro,1530,Entretenimento,426,Esportes,275,Mundo,691,Pernambuco,2141,Política,46,Sertão,719,Vc no Portal,43,
ltr
item
Portal Cedro : Superlua chama atenção no céu do Recife
Superlua chama atenção no céu do Recife
http://www.folhape.com.br/obj/51/170421,475,80,0,0,475,365,0,0,0,0.jpg
Portal Cedro
http://www.portalcedro.com.br/2016/10/superlua-chama-atencao-no-ceu-do-recife.html
http://www.portalcedro.com.br/
http://www.portalcedro.com.br/
http://www.portalcedro.com.br/2016/10/superlua-chama-atencao-no-ceu-do-recife.html
true
1241677778874062309
UTF-8
Carregado todas as mensagens Não encontrou nenhuma mensagem Ver todos Leia mais Repetir Cancelar resposta Delete Por Capa Páginas Postes Ver todos Recomendado Rótulo Arquivo Pesquisa Todos os Posts Não foram encontrados resultados com a sua mensagem Voltar para casa Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora mesmo 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago Mais de 5 semanas atrás Seguidores Siga ESTE CONTEÚDO É PREMIUM Compartilhe para desbloquear Copie todos os códigos Selecione todos os códigos Todos os códigos foram copiados para a área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, por favor pressione [CTRL] + [C] (ou CMD + C com Mac) para copiar