Crise hidríca: Distrito Federal decreta estado de emergência por 180 dias


Michael Melo/MetrópolesPor conta da crise hídrica, o governador Rodrigo Rollemberg (PSB) decretou nesta quarta-feira (25/1) estado de emergência no Distrito Federal por 180 dias. A medida permite ao GDF fazer a contratação de serviços e a compra de materiais relacionadas ao problema da escassez de água sem licitação e facilita o recebimento de recursos da área federal.

Pela primeira vez na história da cidade, a capital do país enfrenta um racionamento de água. Ao decretar estado de emergência, Rollemberg autoriza a Agência Reguladora das Águas (Adasa) a restringir o uso de recursos hídricos que não sejam destinados ao consumo humano. A medida atinge, por exemplo, a água destinada à utilização domiciliar, comercial, industrial, lazer e agropecuária.

A Adasa determinará as novas regras por meio de resolução. “As restrições são importantes para o atual momento de crise hídrica, enquanto esperamos as chuvas”, justifica o diretor-presidente do órgão, Paulo Salles

Caberá à Agefis, ao Instituto Brasília Ambiental (Ibram) e à Polícia Militar fiscalizar todas as medidas previstas no decreto, aplicando sanções se for necessário.Ao justificar a adoção do estado de emergência no decreto publicado no Diário Oficial do DF, o governador destacou que nos anos de 2015 e 2016 houve queda de 42,5% e 35,7% no regime de chuvas na região do reservatório do Descoberto, responsável por 60% do abastecimento local, respectivamente.

Racionamento

O racionamento no fornecimento de água, adotado desde o dia 16 de janeiro, atinge cerca de 1,8 milhão de pessoas em Águas Claras, na Candangolândia, em Ceilândia, no Gama, no Guará, no Núcleo Bandeirante, no Park Way, no Recanto das Emas, no Riacho Fundo I, no Riacho Fundo II, em Santa Maria, em Samambaia, em Taguatinga e em Vicente Pires.

Onze regiões do Distrito Federal serão atingidas nesta quarta pelo racionamento de água, na segunda semana em que a medida foi adotada. Ficarão sem água a partir das 8h parte de Águas Claras e Ceilândia, além de Park Way, Núcleo Bandeirante, C.A. IAPI, Candangolândia, Setor de Postos e Motéis, Metropolitana, Vila Cauhy, Vargem Bonita e Samambaia.

A partir de 30 de janeiro, será reduzida a pressão da rede nas regiões abastecidas pelo Sistema Torto/Santa Maria, atingindo o Plano Piloto e lagos Sul e Norte, Cruzeiro e outras regiões. Até lá, a companhia informa que fará testes e regulagens de válvulas na área.

Comente

Nome

Artigo Semanal,2,Brasil,2835,Ceará,150,Cedro,1641,Entretenimento,426,Esportes,275,Mundo,691,Pernambuco,2174,Política,46,Sertão,724,Vc no Portal,43,
ltr
item
Portal Cedro : Crise hidríca: Distrito Federal decreta estado de emergência por 180 dias
Crise hidríca: Distrito Federal decreta estado de emergência por 180 dias
Racionamento atinge cerca de 1,8 milhão de pessoas
http://uploads.metropoles.com/wp-content/uploads/2016/12/08215122/bbarr-840x560.jpg
Portal Cedro
http://www.portalcedro.com.br/2017/01/crise-hidrica-distrito-federal-decreta.html
http://www.portalcedro.com.br/
http://www.portalcedro.com.br/
http://www.portalcedro.com.br/2017/01/crise-hidrica-distrito-federal-decreta.html
true
1241677778874062309
UTF-8
Carregado todas as mensagens Não encontrou nenhuma mensagem Ver todos Leia mais Repetir Cancelar resposta Delete Por Capa Páginas Postes Ver todos Recomendado Rótulo Arquivo Pesquisa Todos os Posts Não foram encontrados resultados com a sua mensagem Voltar para casa Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora mesmo 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago Mais de 5 semanas atrás Seguidores Siga ESTE CONTEÚDO É PREMIUM Compartilhe para desbloquear Copie todos os códigos Selecione todos os códigos Todos os códigos foram copiados para a área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, por favor pressione [CTRL] + [C] (ou CMD + C com Mac) para copiar