Declaração de Trump sobre Israel gera onda de reações pelo mundo

Netanyahu e TrumpA criação de um Estado palestino que coexista em paz com Israel é a solução de referência internacional para um dos conflitos mais antigos do mundo. Entretanto, na quarta-feira (15), a explosiva declaração do presidente dos EUA, Donald Trump, significou um giro na política externa americana e provocou uma onda de reações em todo o mundo.
 
O secretário-geral das Nações Unidas, Antonio Guterres, disse categoricamente que "se deve fazer todo o possível para preservar" a possibilidade de uma saída de dois Estados.

 A ONU, que outorgou ao Estado palestino o status de Estado observador, defende esta opção, que é também o princípio fundamental da solução recomendada pela União Europeia. A França - membro permanente do Conselho de Segurança da ONU - disse, por intermédio de seu embaixador François Delattre, que o compromisso de seu país com a solução de dois Estados "é mais forte do que nunca".

Em Ramallah, nos Territórios Palestinos, Hanan Ashraui, um dirigente da Organização para a Libertação da Palestina (OLP), comentou que a nova posição americana "carece de sentido". Washington "está tentando satisfazer a coalizão extremista de Netanyahu", afirmou. Outro alto funcionário palestino, Saeb Erekat, denunciou que a declaração se propõe a "eliminar o Estado da Palestina", antecipando que um eventual Estado único não será necessariamente um Estado judaico.

A única alternativa a uma solução de dois Estados, disse Erekat, é "um simples Estado democrático que garanta os direitos de todos: judeus, muçulmanos e cristãos". Já a ala mais extrema do governo israelense cantou vitória. "Uma nova era. Novas ideias (...) Grande dia para os israelenses e os árabes razoáveis. Felicitações", tuitou o líder do partido nacionalista e religioso Lar Judaico, Naftali Bennet.
 
AFP

Comente

Nome

Artigo Semanal,2,Brasil,2763,Ceará,150,Cedro,1502,Entretenimento,420,Esportes,263,Mundo,686,Pernambuco,2119,Política,46,Sertão,685,Vc no Portal,43,
ltr
item
Portal Cedro : Declaração de Trump sobre Israel gera onda de reações pelo mundo
Declaração de Trump sobre Israel gera onda de reações pelo mundo
http://www.folhape.com.br/obj/202/192191,475,80,0,0,475,365,0,0,0,0.jpg
Portal Cedro
http://www.portalcedro.com.br/2017/02/declaracao-de-trump-sobre-israel-gera.html
http://www.portalcedro.com.br/
http://www.portalcedro.com.br/
http://www.portalcedro.com.br/2017/02/declaracao-de-trump-sobre-israel-gera.html
true
1241677778874062309
UTF-8
Carregado todas as mensagens Não encontrou nenhuma mensagem Ver todos Leia mais Repetir Cancelar resposta Delete Por Capa Páginas Postes Ver todos Recomendado Rótulo Arquivo Pesquisa Todos os Posts Não foram encontrados resultados com a sua mensagem Voltar para casa Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora mesmo 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago Mais de 5 semanas atrás Seguidores Siga ESTE CONTEÚDO É PREMIUM Compartilhe para desbloquear Copie todos os códigos Selecione todos os códigos Todos os códigos foram copiados para a área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, por favor pressione [CTRL] + [C] (ou CMD + C com Mac) para copiar