Equador vai às urnas para escolher sucessor de Rafael Correa

Resultado de imagem para escolher fotos equadorOs principais candidatos à presidência no Equador: Lenín Moreno, Guillermo Lasso e Cynthia Viteri (Foto: REUTERS/Henry Romero, REUTERS/Henry Romero, AFP/ Rodrigo Buendia)Os principais candidatos à presidência no Equador: Lenín Moreno, Guillermo Lasso e Cynthia Viteri (Foto: REUTERS/Henry Romero, REUTERS/Henry Romero, AFP/ Rodrigo Buendia)Desde às 9h, pelo horário de Brasília, mais de 12,8 milhões de equatorianos vão às urnas para escolher o sucessor do presidente Rafael Correa, em eleições que ocorrem e meio à situação econômica complicada no país. Os eleitores depositam seus votos até as 19h, e os primeiros resultados são esperados por volta das 22h (horário de Brasília). 

O ex-vice-presidente Lenín Moreno, adepto do correísmo, lidera a disputa (32,3%), seguido por dois conservadores: o ex-banqueiro Guillermo Lasso (21,5%) e a ex-deputada Cynthia Viteri (14%). Mais distante, aparece o ex-prefeito esquerdista de Quito Paco Moncayo (7,7%). As eleições prometem ser disputadas. Nenhum candidato está certo de que vencerá o primeiro turno, para o que é necessário 40% dos votos e 10 pontos de vantagem à frente do segundo mais votado. Pela primeira vez desde 2006, é muito provável haver um segundo turno, que seria em 2 de abril.
Militares ajudam na preparação das eleições em Quito, no Equador, na véspera do pleito, no sábado, dia 18 (Foto: Rodrigo Buendia/ AFP)
 
No amplo leque de tendências que os sete candidatos da oposição representam figuram social-democratas, conservadores, social-cristãos, independentes e populistas. Medidas sobre a criação de emprego, luta contra a corrupção, erradicação da pobreza, combate às drogas e liberdade de expressão foram expostas por todos os adversários na campanha. 

Moreno, candidato do movimento governista Alianza País (AP), fala em uma "cirurgia maior" contra a corrupção e oferece a criação de 250 mil postos de trabalho ao ano, assim como ações para a construção de 40 escolas técnicas e a erradicação da desnutrição infantil. 

Além do novo presidente, os equatorianos vão escolher vice-presidente, 137 deputados e cinco representantes no Parlamento Andino para 2017-2021. 

Reusters

Comente

Nome

Artigo Semanal,2,Brasil,2807,Ceará,150,Cedro,1517,Entretenimento,426,Esportes,275,Mundo,691,Pernambuco,2139,Política,46,Sertão,729,Vc no Portal,43,
ltr
item
Portal Cedro : Equador vai às urnas para escolher sucessor de Rafael Correa
Equador vai às urnas para escolher sucessor de Rafael Correa
http://scd.br.rfi.fr/sites/brasil.filesrfi/dynimagecache/0/11/3456/1953/1024/578/sites/images.rfi.fr/files/aef_image/000_i59f3_0.jpg
Portal Cedro
http://www.portalcedro.com.br/2017/02/equador-vai-as-urnas-para-escolher.html
http://www.portalcedro.com.br/
http://www.portalcedro.com.br/
http://www.portalcedro.com.br/2017/02/equador-vai-as-urnas-para-escolher.html
true
1241677778874062309
UTF-8
Carregado todas as mensagens Não encontrou nenhuma mensagem Ver todos Leia mais Repetir Cancelar resposta Delete Por Capa Páginas Postes Ver todos Recomendado Rótulo Arquivo Pesquisa Todos os Posts Não foram encontrados resultados com a sua mensagem Voltar para casa Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora mesmo 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago Mais de 5 semanas atrás Seguidores Siga ESTE CONTEÚDO É PREMIUM Compartilhe para desbloquear Copie todos os códigos Selecione todos os códigos Todos os códigos foram copiados para a área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, por favor pressione [CTRL] + [C] (ou CMD + C com Mac) para copiar