STF nega pedido de Cunha para suspender prisão preventiva

Lula Marque / AGPTA maioria dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) votou contrariamente ao pedido de liberdade feito pelo deputado afastado Eduardo Cunha (PMDB-RJ).  

O placar ficou em 8 votos a um. Apenas Marco Aurélio Mellose posicionaou pela soltura do peemedebista. 

Todos os que votaram até o momento seguiram o voto do relator da ação, ministro Edson Fachin negando suspensão da prisão preventiva que lhe foi determinada pelo juiz da 13.ª Vara Federal de Curitiba, Sérgio Moro. O peemedebista é acusado de receber R$ 5 milhões, depositados em contas não declaradas na Suíça.

A prisão de Cunha, no dia 19 de outubro, se deu dentro do processo em que Cunha é acusado de receber propina de contrato de exploração de Petróleo no Benim, na África, e usar contas na Suíça para lavar o dinheiro. Por essa investigação, Cunha se tornou réu no STF e, depois de perder o mandato e a prerrogativa de foro especial, se tornou réu em Curitiba.

Em seu voto, o novo relator das questões relacionadas à Lava-Jato, Edson Fachin, manteve a decisão de Teori Zavascki, morto em um acidente aéreo no mês passado, em Parati (RJ). Na sequência os outros ministros do Supremo entenderam não haver motivo para soltura de Cunha. Em sua fala, Marco Aurélio Mello, ressaltou, porém, que a decisão não era relacionada ao denúncia, mas especificamente sobre o pedido de soltura. Ele também criticou o excesso de prissões preventivas no país e também o tempo "alongado" em que elas ocorrem.

A defesa de Cunha alega que o STF teria substituído sua prisão pelo afastamento dele das funções de presidente da Câmara dos Deputados e, por isso, o juiz Sérgio Moro teria descumprido uma decisão do STF. “"O que Sua Excelência [Moro] fez, foi mandar um recado dizendo que quem soltar Eduardo Cunha está fazendo por pressão. Um ato que destoa da paridade de armas no processo penal", disse Ticiano Figueiredo, advogado de Cunha. 

Estado de Minas



Comente

Nome

Artigo Semanal,2,Brasil,2768,Ceará,150,Cedro,1506,Entretenimento,421,Esportes,266,Mundo,686,Pernambuco,2122,Política,46,Sertão,699,Vc no Portal,43,
ltr
item
Portal Cedro : STF nega pedido de Cunha para suspender prisão preventiva
STF nega pedido de Cunha para suspender prisão preventiva
http://imgsapp.em.com.br/app/noticia_127983242361/2017/02/15/847758/20170215173030294558e.jpg
Portal Cedro
http://www.portalcedro.com.br/2017/02/stf-nega-pedido-de-cunha-para-suspender.html
http://www.portalcedro.com.br/
http://www.portalcedro.com.br/
http://www.portalcedro.com.br/2017/02/stf-nega-pedido-de-cunha-para-suspender.html
true
1241677778874062309
UTF-8
Carregado todas as mensagens Não encontrou nenhuma mensagem Ver todos Leia mais Repetir Cancelar resposta Delete Por Capa Páginas Postes Ver todos Recomendado Rótulo Arquivo Pesquisa Todos os Posts Não foram encontrados resultados com a sua mensagem Voltar para casa Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora mesmo 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago Mais de 5 semanas atrás Seguidores Siga ESTE CONTEÚDO É PREMIUM Compartilhe para desbloquear Copie todos os códigos Selecione todos os códigos Todos os códigos foram copiados para a área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, por favor pressione [CTRL] + [C] (ou CMD + C com Mac) para copiar