Lula nega tentativa de comprar silêncio de Cerveró e se diz 'vítima de massacre'

Resultado de imagem para Lula
Nestor Cerveró. Foto: André Dusek/Estadão 
Em interrogatório na Justiça Federal, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva negou as acusações de que atuou para “comprar” o silêncio do ex-diretor da Petrobrás Nestor Cerveró. O petista afirmou que, nos últimos três anos, tem sido “vítima de um massacre” com insinuações diárias, pela imprensa, de que será delatado por empresários e políticos supostamente envolvidos em corrupção. “O senhor sabe o que é levantar todo dia achando que a imprensa tá na porta de casa porque vou ser preso?”, questionou.

Lula afirmou que o ofende “profundamente”a acusação de que o PT é uma organização criminosa. Argumentou que o partido é o mais importante já criado no País e que trabalhou para o fortalecimento das instituições, entre elas a Polícia Federal.

O ex-presidente depõe nesta terça-feira como réu em ação penal na qual é acusado de ser o mandante de uma operação para viabilizar pagamentos ao ex-diretor da Petrobrás Nestor Cerveró e evitar que ele firmasse um acordo de delação premiada com a Lava Jato. A suposta participação de Lula no esquema foi descrito pelo ex-senador Delcídio Amaral (sem partido, ex-PT-MS) em colaboração fechada com o Ministério Público Federal (MPF) depois de ser preso.

Em depoimento, segundo a denúncia do MPF, Cerveró poderia revelar como recursos desviados de um contrato da estatal com a Schahin foram usados para pagar empréstimo fraudulento, contraído pelo pecuarista José Carlos Bumlai para financiar o PT. Bumlai é compadre do ex-presidente e tinha livre acesso ao Palácio do Planalto na gestão dele.

O ex-presidente disse que fica chateado com “ilações” do ex-senador Delcídio e declarou que, se há um brasileiro que “deseja a verdade”, é ele próprio. Explicou que não tinha nenhum motivo para temer as declarações do ex-diretor e que o ex-congressista era quem, na verdade, tinha uma “relação histórica” com ele.

“Certamente, depois de preso, as pessoas procuram um jeito de sair da cadeia e botar a culpa nos outros”, justificou, em referência a Delcídio.

Lula disse que tinha uma relação institucional com Delcídio, que era líder do governo no Senado. Alegou que nunca tratou a situação de Cerveró com o ex-senador, embora o assunto Lava Jato possa ter surgido.
“Lava Jato, no Brasil, a gente fala no café da manhã, no almoço, na janta e depois da novela.”
Lula disse que não tinha conhecimento do empréstimo feito por Bumlai, tampouco do contrato da Petrobrás com a Schahin.

Estadão

Comente

Nome

Artigo Semanal,2,Brasil,2640,Ceará,150,Cedro,1457,Entretenimento,402,Esportes,225,Mundo,655,Pernambuco,2061,Política,46,Sertão,576,Vc no Portal,43,
ltr
item
Portal Cedro : Lula nega tentativa de comprar silêncio de Cerveró e se diz 'vítima de massacre'
Lula nega tentativa de comprar silêncio de Cerveró e se diz 'vítima de massacre'
http://zh.rbsdirect.com.br/imagesrc/17617108.jpg
Portal Cedro
http://www.portalcedro.com.br/2017/03/lula-nega-tentativa-de-comprar-silencio.html
http://www.portalcedro.com.br/
http://www.portalcedro.com.br/
http://www.portalcedro.com.br/2017/03/lula-nega-tentativa-de-comprar-silencio.html
true
1241677778874062309
UTF-8
Carregado todas as mensagens Não encontrou nenhuma mensagem Ver todos Leia mais Repetir Cancelar resposta Delete Por Capa Páginas Postes Ver todos Recomendado Rótulo Arquivo Pesquisa Todos os Posts Não foram encontrados resultados com a sua mensagem Voltar para casa Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora mesmo 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago Mais de 5 semanas atrás Seguidores Siga ESTE CONTEÚDO É PREMIUM Compartilhe para desbloquear Copie todos os códigos Selecione todos os códigos Todos os códigos foram copiados para a área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, por favor pressione [CTRL] + [C] (ou CMD + C com Mac) para copiar