Pacientes com HIV denunciam falta de remédios em Pernambuco

Resultado de imagem para pacientes hiv remediosA cada seis horas, uma pessoa é infectada com o vírus HIV em Pernambuco. Desde 1983, Pernambuco registrou ao menos 23.923 casos de Aids (quando o paciente já desenvolve os sintomas da doença) no estado, sendo 15.484 em homens e 8.439 em mulheres. O tratamento é feito com um coquetel de remédios, sendo que, desde o fim de 2016, pacientes denunciam que a medicação está em falta nas farmácias do estado. Segundo eles, quando o tratamento está disponível, é entregue com um prazo próximo à data de expiração da validade da medicação, o que compromete o tratamento de quem tem que conviver com a doença crônica. 

A combinação de remédios nos coquetéis é específica pra cada paciente, mas as pessoas com HIV se queixam da falta de seis remédios na rede pública de Pernambuco: Raltegravir, Tenofovir, Lamivudina, Ritonavir, Efavirenz e zidovudina. Sobre a falta dos medicamentos, o governo estadual disse que fez o último pedido ao Ministério da Saúde em janeiro deste ano, de acordo com a demanda de pacientes. A gestão afirmou que sete medicamentos importantes pra quem foi infectado com o vírus não foram entregues na quantidade necessária, mas não especificou quais estão em falta ou com estoque baixo. 

Segundo o infectologista Demétrius Montenegro, o simples fato de tomar o remédio fora do horário prescrito já é perigoso. “Caso aconteça algum problema com o paciente, sempre haverá a dúvida sobre o motivo. Foi pelo uso da medicação vencida? Então, para não ficar qualquer dúvida, eu não recomendo o uso da medicação vencida. Ninguém vai sentir dor, febre imediatamente. Mas no futuro pode acontecer do vírus criar força contra essas medicações e o esquema não fazer mais efeito. É lastimável que esteja acontecendo esse tipo de problema”, disse. 

 O comerciário Jerônimo Duarte tem HIV há quase 20 anos. No fim de fevereiro, ele pegou os medicamentos que deve tomar neste mês na rede pública de Pernambuco, quando veio a incerteza. “O que nos mantem realmente vivos é os medicamentos. Isso é o que proporciona uma sobrevida melhor. Entre essas medicações que eu tomo, tem uma que estamos recebendo vencida, que é a Lamivudina. O fato de você estar tomando um produto vencido lhe deixa inseguro, até do ponto de vista do retorno do tratamento”, denunciou.

Preferindo não se identificar, um dos pacientes soropositivos que dependem do estado para se tratar, explica que não consegue o Tenofovir, um dos remédios que compõem o coquetel prescrito pelos médicos. “A gente tem que recorrer a amigos que têm sobrando o medicamento no estoque, em casa. Conversa com um, conversa com outro. Pede emprestado e, quando a gente receber a medicação, devolve pra eles”, afirma.
Coordenador da ONG Grupo de Trabalho em Prevenção Positivo (GTP+), Wladimir Reis denuncia que a medicação gratuita é uma das principais conquistas dos portadores do HIV, que às vezes pode significar uma questão de vida ou morte de um soropositivo. “Estamos na quarta década da aids e uma das maiores conquistas que a população brasileira vivendo com HIV conseguiu foi a disponibilidade da medicação. Eu acho que falta um compromisso com a saúde, com a segurança do cidadão pernambucano”, disse.

Comente

Nome

Artigo Semanal,2,Brasil,2651,Ceará,150,Cedro,1462,Entretenimento,402,Esportes,225,Mundo,656,Pernambuco,2070,Política,46,Sertão,585,Vc no Portal,43,
ltr
item
Portal Cedro : Pacientes com HIV denunciam falta de remédios em Pernambuco
Pacientes com HIV denunciam falta de remédios em Pernambuco
http://paroutudo.com/wp-content/uploads/2013/10/2013-10-20-hiv-tratamento-remedio.jpg
Portal Cedro
http://www.portalcedro.com.br/2017/03/pacientes-com-hiv-denunciam-falta-de.html
http://www.portalcedro.com.br/
http://www.portalcedro.com.br/
http://www.portalcedro.com.br/2017/03/pacientes-com-hiv-denunciam-falta-de.html
true
1241677778874062309
UTF-8
Carregado todas as mensagens Não encontrou nenhuma mensagem Ver todos Leia mais Repetir Cancelar resposta Delete Por Capa Páginas Postes Ver todos Recomendado Rótulo Arquivo Pesquisa Todos os Posts Não foram encontrados resultados com a sua mensagem Voltar para casa Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora mesmo 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago Mais de 5 semanas atrás Seguidores Siga ESTE CONTEÚDO É PREMIUM Compartilhe para desbloquear Copie todos os códigos Selecione todos os códigos Todos os códigos foram copiados para a área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, por favor pressione [CTRL] + [C] (ou CMD + C com Mac) para copiar