Açudes armazenam água após chuva em Salgueiro, PE

Açude em Salgueiro (Foto: Reprodução/ TV Grande Rio)Na zona rural de Salgueiro, os agricultores estão mais animados com a chuva dos últimos dias do Sertão Central. Em algumas localidades já tem açudes com muita água armazenada, o que é um alívio pra quem mora na área de sequeiro. O maior açude do município, no Povoado de Algodões, que há um ano estava completamente vazio, agora apresenta um outro cenário. 

De acordo com o diretor de Recursos Hídricos de Salgueiro, Reginaldo Bezerra, o açude está com cerca de 70% da sua capacidade. “Nós viemos de uma seca de mais de seis anos e agora temos 70% do volume de água, que vai dá por mais dois anos se for usada de forma consciente”, disse. 

A Caatinga já está verde. Tem pasto para os animais e os açudes estão cheios. Um cenário que o agricultor Sebastião Oliveira não via há muitos anos. A chuva na região levou muita alegria ao sertanejo. “Estou muito feliz de ter acumulado esta água para dar aos animais, lavar roupa. Eu estou muito feliz e agradeço a Deus” 

No povoado Retiro este ano o volume de chuva foi o maior dos últimos seis anos. O percentual de chuva acumulada já é de 86% para o esperado até o momento. A agricultora Raimunda Silva, que mora há muitos anos na localidade, sofria com o longo período de estiagem. “A gente pode se organizar um pouco. Pelo menos para tomar banho, lavar roupa e dar para os animais a gente tem. Está servindo muito”, disse a agricultora. 

 O período sem água estava tão intenso que tinha agricultor pensando em ir embora do lugar onde sempre morou. Esse foi o caso de Sotero Pereira, que agora tem outros planos. “Não tinha condições de a gente ficar aqui com o açude seco. Agora estou satisfeito, graças a Deus”.

Comente

Nome

Artigo Semanal,2,Brasil,2823,Ceará,150,Cedro,1537,Entretenimento,426,Esportes,275,Mundo,691,Pernambuco,2151,Política,46,Sertão,724,Vc no Portal,43,
ltr
item
Portal Cedro : Açudes armazenam água após chuva em Salgueiro, PE
Açudes armazenam água após chuva em Salgueiro, PE
http://s2.glbimg.com/Aa3fPLS6K78dfgjybK5AYGZwjyk=/0x0:690x387/984x0/smart/filters:strip_icc%28%29/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2017/H/k/OZDsSdTHCNHwBnl0ZVTQ/screenshot004.jpg
Portal Cedro
http://www.portalcedro.com.br/2017/04/acudes-armazenam-agua-apos-chuva-em.html
http://www.portalcedro.com.br/
http://www.portalcedro.com.br/
http://www.portalcedro.com.br/2017/04/acudes-armazenam-agua-apos-chuva-em.html
true
1241677778874062309
UTF-8
Carregado todas as mensagens Não encontrou nenhuma mensagem Ver todos Leia mais Repetir Cancelar resposta Delete Por Capa Páginas Postes Ver todos Recomendado Rótulo Arquivo Pesquisa Todos os Posts Não foram encontrados resultados com a sua mensagem Voltar para casa Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora mesmo 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago Mais de 5 semanas atrás Seguidores Siga ESTE CONTEÚDO É PREMIUM Compartilhe para desbloquear Copie todos os códigos Selecione todos os códigos Todos os códigos foram copiados para a área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, por favor pressione [CTRL] + [C] (ou CMD + C com Mac) para copiar