A seleção brasileira vai a campo sem a Globo e com o Facebook

Imagem relacionada
Uma semana depois da prisão do ex-presidente do Barcelona Alexandre “Sandro” Rosell e das denúncias da Justiça da Espanha que indicam um histórico de lavagem de dinheiro na venda de jogos da Seleção Brasileira, a Confederação Brasileira de Futebol anunciou uma novidade na transmissão dos amistosos contra Argentina e Austrália, em 9 e 13 de junho, em Melbourne. As partidas serão exibidas pela estatal TV Brasil, pela TV Cultura, emissora pública de São Paulo, e pelo Facebook, rede social criada por Mark Zuckerberg, sem a tradicional participação da Rede Globo.

Não se trata apenas de um chega pra lá definitivo da CBF na Globo, detentora dos direitos de transmissão dos jogos da Seleção há mais de duas décadas. É uma nova forma de a confederação aumentar suas receitas em cima do sucesso do escrete de Tite, primeira seleção a se classificar para a Copa da Rússia no próximo ano.

Por meio de um comunicado divulgado na segunda-feira 29, a Globo reclamou: “A CBF tinha planos de negociar os direitos dos amistosos e das Eliminatórias da Copa 2022 na forma de bid (leilão fechado). Recentemente decidiu vender os dois jogos amistosos de forma avulsa e, embora não acreditemos que esta seja a melhor solução para todas as partes, tentamos negociar, mas não chegamos a nenhum acordo”.

 O tom formal do comunicado não traduz o tamanho da insatisfação da emissora com a CBF. A preocupação é com os contratos futuros dos amistosos da Seleção em 2018 e das Eliminatórias da Copa de 2022. A Globo detém os direitos das partidas das Eliminatórias, que se encerram em novembro, e das Copas de 2018 (Rússia) e 2022 (Catar).

Na temporada do próximo ano, a Seleção fará oito amistosos, um deles com a Alemanha em Berlim. E como será um ano de Copa do Mundo, o apelo comercial das partidas tende a aumentar. Não por acaso, na nota, a Globo insiste em ressaltar o “interesse em continuar trabalhando com a CBF na construção de acordos que sejam bons para todos, para a própria CBF, para o Grupo Globo, para os anunciantes e suas marcas, mas sobretudo para o público torcedor apaixonado pelo futebol e pela Seleção brasileira”. A receita publicitária da emissora com os direitos de transmissão de jogos da Seleção, Brasileirão, Copa do Brasil, estaduais, copas Libertadores e Sul-Americana alcançou 1,8 bilhão de reais neste ano.

Com a crise econômica e a receita de marketing em baixa na televisão, a CBF percebeu o potencial de aumentar o faturamento com a transmissão dos jogos sem a participação da Globo. Por esse motivo, colocou em prática a exploração do espaço no Facebook. Na mesa dos executivos da CBF estão os números de um levantamento do instituto Ibope Repucom, realizado em março, quando o time de Tite garantiu a vaga na Copa da Rússia, a respeito da presença das 40 maiores seleções nas mídias digitais. A Seleção Brasileira aparece na segunda colocação, com pouco mais de 17,4 milhões de inscritos. Perde para o México, com 17,6 milhões.

Carta Capital




Comente

Colunista



Ricardo Urias

Minha Indignação

Nome

Artigo Semanal,2,Brasil,2810,Ceará,150,Cedro,1528,Entretenimento,426,Esportes,275,Mundo,691,Pernambuco,2140,Política,46,Sertão,719,Vc no Portal,43,
ltr
item
Portal Cedro : A seleção brasileira vai a campo sem a Globo e com o Facebook
A seleção brasileira vai a campo sem a Globo e com o Facebook
http://i0.statig.com.br/bancodeimagens/b4/wy/va/b4wyvakeqj9mq96iv2hnuw3zq.jpg
Portal Cedro
http://www.portalcedro.com.br/2017/06/a-selecao-brasileira-vai-campo-sem.html
http://www.portalcedro.com.br/
http://www.portalcedro.com.br/
http://www.portalcedro.com.br/2017/06/a-selecao-brasileira-vai-campo-sem.html
true
1241677778874062309
UTF-8
Carregado todas as mensagens Não encontrou nenhuma mensagem Ver todos Leia mais Repetir Cancelar resposta Delete Por Capa Páginas Postes Ver todos Recomendado Rótulo Arquivo Pesquisa Todos os Posts Não foram encontrados resultados com a sua mensagem Voltar para casa Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora mesmo 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago Mais de 5 semanas atrás Seguidores Siga ESTE CONTEÚDO É PREMIUM Compartilhe para desbloquear Copie todos os códigos Selecione todos os códigos Todos os códigos foram copiados para a área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, por favor pressione [CTRL] + [C] (ou CMD + C com Mac) para copiar