I Encontro de Mulheres Negras do Sertão do São Francisco abre inscrições

De acordo com dados recentes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mais da metade da população do Brasil é formada por pessoas negras ou pardas. E a cada dez delas, três são mulheres negras. Em Pernambuco, mais da metade dos habitantes é negra ou parda.
Apesar dos números significativos, o racismo ainda se faz presente na realidade do país, o que pode ser facilmente evidenciado através dos índices de desigualdade sócio-econômica, que são alarmantes quando dizem respeito à população negra.

Segundo dados do IBGE, em 2015 apenas 12,8 % da população negra do país cursava o nível superior. A pesquisa também aponta que pessoas pretas e pardas têm mais probabilidade de viver em ambientes onde as condições de vida são precárias (difícil acesso à itens de luxo, tecnologia e até a serviços básicos, como água, esgoto e coleta de lixo).

Os números ficam ainda mais alarmantes quando dizem respeito às mulheres negras, que além das injustiças sócio-econômicas enfrentadas pela população negra em geral, ainda sofrem com o machismo e a violência doméstica. De acordo com uma pesquisa divulgada em 2016, no período de 2002 a 2013, o índice de assassinato a mulheres negras teve um aumento de 54,2 %.

Foi a partir dessa realidade social, que um grupo de militantes que integram a Rede de Mulheres Negras de Petrolina, deve se reunir com outras mulheres para discutir essas e outras questões durante o I Encontro de Mulheres Negras do Sertão do São Francisco, que será realizado no dia 20 de julho em Petrolina, no Sertão de Pernambuco. A entrada é gratuita e aberta ao público em geral.
O encontro acontecerá na sede do Sest/Senat, localizado na Rua Souza Leão, número 10, Km 02, Zona Sul de Petrolina, das 8h às 18h. A inscrição é gratuita e pode ser feita, até o dia 30 de junho, através do formulário de inscrição.

Buscando fortalecer a ação das mulheres negras do Sertão do São Francisco, em prol da luta contra o preconceito racial, o sexismo e o machismo, o evento contará com uma programação de apresentações culturais, palestras, oficinas, exposições artísticas, estandes de artesanato e culinária regional, vivências, debates e articulações para a luta feminista negra.

De acordo com a representante da Rede de Mulheres Negras de Petrolina, Viviane Costa, uma das propostas do encontro é reunir mulheres de outros municípios, como Afrânio, Cabrobó, Orocó, Dormentes, Lagoa Grande e Santa Maria da Boa Vista, no Sertão de Pernambuco.
Ainda segundo Viviane Costa, o encontro busca promover a troca de conhecimento e experiências entre mulheres negras, fortalecendo, assim, a luta feminista negra na região.
“Enquanto mulher negra militante, percebo que em Petrolina as discussões sobre isso são escassas. Temos feito um trabalho de levar informação e conhecimentos para as mulheres, para que elas saibam o que é feminismo negro e o por quê da nossa militância”, disse.

Durante o encontro, também será avaliada e aprovada a ‘Agenda de Lutas das Mulheres Negras no Sertão’, que reúne articulações e encaminhamentos para a luta feminista negra na região.
Julho das Pretas

O I Encontro de Mulheres Negras do Sertão do São Francisco faz referência ao ‘Julho das Pretas’ (em alusão ao Dia Internacional da Mulher Afro – Latino – Americana e Afro-Caribenha, comemorado em 25 de julho), que é o mês de atividades que buscam promover maior visibilidade à luta das mulheres negras sertanejas. O movimento é realizado através de parcerias, debates e ações em municípios do interior do Sertão de Pernambuco, onde o movimento feminino negro de mulheres quilombolas, trabalhadoras rurais e ribeirinhas, por exemplo, permanecem quase sempre no anonimato.

Rede de Mulheres Negras de Pernambuco em Petrolina
O encontro é promovido pela Rede de Mulheres Negras de Petrolina, surgido em 2011 durante Encontro Ibero Americano do Ano dos Afrodescendentes, em Salvador (BA). A Marcha das Mulheres Negras contra o Racismo, a Violência e pelo Bem Viver, em Brasília (DF), em 2015, marcou o início das atividades do grupo, que existia como Comitê Impulsor em Petrolina, integrando os outros sete comitês da Marcha, em Recife e no interior de Pernambuco.

A rede é integrada por mulheres universitárias, donas de casa, jovens e qualquer mulher que queira fazer parte do grupo. “Atuamos nas comunidades, associações, escolas e onde tenham mulheres que queiram adquirir informações, conhecimento quanto ao empoderamento da Mulher Negra e ao combate à violência contra a mulher”, ressaltou Viviane Costa.

Outras informações sobre o evento podem ser obtidas através da página do evento no Facebook.

Do G1 Petrolina

Comente

Nome

Artigo Semanal,2,Brasil,2651,Ceará,150,Cedro,1462,Entretenimento,402,Esportes,225,Mundo,656,Pernambuco,2070,Política,46,Sertão,586,Vc no Portal,43,
ltr
item
Portal Cedro : I Encontro de Mulheres Negras do Sertão do São Francisco abre inscrições
I Encontro de Mulheres Negras do Sertão do São Francisco abre inscrições
https://3.bp.blogspot.com/-SxWfc0WB3v4/WVliZPEwqUI/AAAAAAAATnI/seqpMpzfLg8X4W_Oqd5PquyX0MsO9jPHgCLcBGAs/s320/Encontro-de-Mulheres-Negras-do-Sert%25C3%25A3o-do-S%25C3%25A3o-Francisco-1-min.jpg
https://3.bp.blogspot.com/-SxWfc0WB3v4/WVliZPEwqUI/AAAAAAAATnI/seqpMpzfLg8X4W_Oqd5PquyX0MsO9jPHgCLcBGAs/s72-c/Encontro-de-Mulheres-Negras-do-Sert%25C3%25A3o-do-S%25C3%25A3o-Francisco-1-min.jpg
Portal Cedro
http://www.portalcedro.com.br/2017/06/i-encontro-de-mulheres-negras-do-sertao.html
http://www.portalcedro.com.br/
http://www.portalcedro.com.br/
http://www.portalcedro.com.br/2017/06/i-encontro-de-mulheres-negras-do-sertao.html
true
1241677778874062309
UTF-8
Carregado todas as mensagens Não encontrou nenhuma mensagem Ver todos Leia mais Repetir Cancelar resposta Delete Por Capa Páginas Postes Ver todos Recomendado Rótulo Arquivo Pesquisa Todos os Posts Não foram encontrados resultados com a sua mensagem Voltar para casa Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora mesmo 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago Mais de 5 semanas atrás Seguidores Siga ESTE CONTEÚDO É PREMIUM Compartilhe para desbloquear Copie todos os códigos Selecione todos os códigos Todos os códigos foram copiados para a área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, por favor pressione [CTRL] + [C] (ou CMD + C com Mac) para copiar