Seca volta a ameaçar agricultura irrigada no Vale do São Francisco


A seca voltou a ameaçar a agricultura irrigada no Vale do São Francisco, entre o Norte da Bahia e o Sertão de Pernambuco. Por conta da baixa no Lago de Sobradinho (norte baiano), os agricultores estão enfrentando dificuldades.
 A média de chuva na região gira em torno de 500 milímetros. Em 2017, foram só 140 milímetros. A estação regular das águas na região terminou em maio e só deve recomeçar no final do ano. Como a caatinga não se regenerou totalmente, os criadores já estão tendo dificuldade para alimentar seus rebanhos.

A grande preocupação é com água. A chuva foi tão pouca que os açudes e barreiros não encheram. A solução é comprar água de carro-pipa. Sobradinho também corre risco porque a temporada de chuva acabou e o reservatório só atingiu 15% da capacidade total. Na mesma época do ano passado, o reservatório estava com quase 27% da capacidade.

Até a metade de junho, entravam no lago 500 metros cúbicos (m³/s) de água por segundo e saíam 700 m³/s.  Agora, o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) em conjunto com a Agência Nacional de Águas (ANA) e os representantes dos usuários, decidiram reduzir a vazão para 600 m³/s. Novas medidas podem ser tomadas nos próximos meses.

Na semana passada foi inciada a proibição da captação de água no Rio São Francisco todas às quartas-feiras, para qualquer fim que não seja o abastecimento humano e de animais. A determinação vale até 30 de novembro.  Quem precisa da água de Sobradinho vive dias de muita apreensão e teme que o fornecimento de água seja racionado.

Volume morto

Ainda vale frisar que mais de 70% da água do Rio São Francisco vêm da região do Cerrado, principalmente de Minas Gerais, onde já começou o período normal de estiagem. Com tantas pessoas usando a mesma água, o Lago de Sobradinho pode assumir seu volume morto entre setembro e outubro, o que dificulta a captação do sistema. (fonte/foto: Globo Rural)

Comente

Nome

Artigo Semanal,2,Brasil,2654,Ceará,150,Cedro,1462,Entretenimento,403,Esportes,226,Mundo,656,Pernambuco,2071,Política,46,Sertão,589,Vc no Portal,43,
ltr
item
Portal Cedro : Seca volta a ameaçar agricultura irrigada no Vale do São Francisco
Seca volta a ameaçar agricultura irrigada no Vale do São Francisco
https://i1.wp.com/www.carlosbritto.com/wp-content/uploads/2017/06/lago-de-sobradinho.jpg?resize=1362%2C765
Portal Cedro
http://www.portalcedro.com.br/2017/06/seca-volta-ameacar-agricultura-irrigada.html
http://www.portalcedro.com.br/
http://www.portalcedro.com.br/
http://www.portalcedro.com.br/2017/06/seca-volta-ameacar-agricultura-irrigada.html
true
1241677778874062309
UTF-8
Carregado todas as mensagens Não encontrou nenhuma mensagem Ver todos Leia mais Repetir Cancelar resposta Delete Por Capa Páginas Postes Ver todos Recomendado Rótulo Arquivo Pesquisa Todos os Posts Não foram encontrados resultados com a sua mensagem Voltar para casa Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora mesmo 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago Mais de 5 semanas atrás Seguidores Siga ESTE CONTEÚDO É PREMIUM Compartilhe para desbloquear Copie todos os códigos Selecione todos os códigos Todos os códigos foram copiados para a área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, por favor pressione [CTRL] + [C] (ou CMD + C com Mac) para copiar