Brasileiro cruza a Europa correndo em campanha contra a obesidade

Com o objetivo de conscientizar a população sobre a obesidade infantil, o ultramaratonista belgo-brasileiro Ralph Mesquita se propôs a atravessar a Europa correndo e deve chegar amanhã (1º) à Espanha, o último país da missão, após percorrer mais de 4 mil quilômetros pelo continente.

"Busco mostrar a crianças que é possível mudar e ter um estilo de vida saudável", afirmou Mesquita, nascido em Campinas (SP), à agência EFE. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), um terço das crianças europeias sofre de obesidade ou sobrepeso.

O atleta e a equipe de profissionais que o acompanha iniciaram o percurso de 5,3 mil quilômetros de corrida em Cabo Norte, na Noruega, e deverão finalizá-lo menos de 80 dias depois em Punta de Tarifa, na província de Cádiz, o ponto mais ao sul da Europa.

Após entrar na Espanha pela região autônoma de Navarra, o corredor prevê atravessar em 13 dias as províncias de Soria, Madri, Toledo, Ciudad Real, Córdoba, Sevilha e Málaga para terminar na província de Cádiz.

Mesquita tem 25 anos e há cinco tinha sobrepeso. No 52º dia de corrida, ele declarou em território francês que "os números são enormes e preocupantes" e que seu desafio é fazer com que a população europeia se conscientize do problema e se envolva na causa.

"É um assunto muito pessoal para mim, porque tive problemas relacionados com a obesidade na minha família. Quando tinha 20 anos, comecei a correr e a perder peso, e o esporte me permitiu mudar de hábitos", disse o atleta, que é fundador da ONG Eurocross for a Cause (Cruze a Europa por uma Causa) e está entre os dez melhores ultramaratonistas da Bélgica.

Entre os desafios superados durante o trajeto, o corredor destacou os 800 quilômetros percorridos em uma estrada da Suécia, feito que considerou "bastante perigoso". Além disso, apontou o calor no centro da França, o mesmo que ainda pode enfrentar na Espanha e que é visto como um "obstáculo a ser superado".

"Teremos de cruzar o país e não será fácil", acrescentou o atleta, que ainda tem 1.015 quilômetros de território espanhol pela frente e que troca de equipe de apoio a cada duas ou três semanas por conta da intensidade do esforço.

Depois de alcançar a meta em Tarifa, Ralph Mesquita quer compartilhar a experiência e conscientizar as crianças por meio de palestras educativas em escolas e outras instituições voltadas ao público infantil.

Em um último relatório publicado em maio, a OMS revelou que 4% dos adolescentes na Europa são obesos e que um a cada cinco sofrem de sobrepeso. Dados de nove países do continente não foram contabilizados por estarem incompletos. A entidade também alertou que mais de 50% da população europeia é obesa ou tem sobrepeso.

Mesquita já passou pela Noruega, Finlândia, Suécia, Dinamarca, Alemanha, Holanda e Bélgica, e neste momento se encontra na França.

O atleta elogiou a receptividade dos cidadãos que encontrou ao longo do percurso por quase 800 cidades europeias, que o incentivaram a continuar em frente ou "simplesmente ofereceram uma garrafa de água".

Na opinião do belgo-brasileiro, seria "muito decepcionante" não completar o desafio, mas já estaria "satisfeito por ter promovido a causa e inspirado muitas pessoas".

 Nayara Batschke - da EFE


Comente

Nome

Artigo Semanal,2,Brasil,2721,Ceará,150,Cedro,1482,Entretenimento,410,Esportes,241,Mundo,670,Pernambuco,2096,Política,46,Sertão,638,Vc no Portal,43,
ltr
item
Portal Cedro : Brasileiro cruza a Europa correndo em campanha contra a obesidade
Brasileiro cruza a Europa correndo em campanha contra a obesidade
https://2.bp.blogspot.com/-OiFTVwJwU9A/WafjHWYDgQI/AAAAAAAAUNQ/X_6aEf1wXSwhe-dzkM2S3F1f8A8MQCa3ACK4BGAYYCw/s320/ralph-mesquita-eurocross-for-a-cause-efe.jpg
https://2.bp.blogspot.com/-OiFTVwJwU9A/WafjHWYDgQI/AAAAAAAAUNQ/X_6aEf1wXSwhe-dzkM2S3F1f8A8MQCa3ACK4BGAYYCw/s72-c/ralph-mesquita-eurocross-for-a-cause-efe.jpg
Portal Cedro
http://www.portalcedro.com.br/2017/08/brasileiro-cruza-europa-correndo-em.html
http://www.portalcedro.com.br/
http://www.portalcedro.com.br/
http://www.portalcedro.com.br/2017/08/brasileiro-cruza-europa-correndo-em.html
true
1241677778874062309
UTF-8
Carregado todas as mensagens Não encontrou nenhuma mensagem Ver todos Leia mais Repetir Cancelar resposta Delete Por Capa Páginas Postes Ver todos Recomendado Rótulo Arquivo Pesquisa Todos os Posts Não foram encontrados resultados com a sua mensagem Voltar para casa Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora mesmo 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago Mais de 5 semanas atrás Seguidores Siga ESTE CONTEÚDO É PREMIUM Compartilhe para desbloquear Copie todos os códigos Selecione todos os códigos Todos os códigos foram copiados para a área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, por favor pressione [CTRL] + [C] (ou CMD + C com Mac) para copiar