Coreia do Norte quer lançar quatro mísseis contra Guam

Míssil norte-coreanoA Coreia do Norte confirmou nesta quinta-feira, 10, que planeja disparar quatro mísseis contra a ilha americana de Guam, no Pacífico, alegando que apenas a força faz sentido para o presidente dos EUA, Donald Trump, alguém que "perdeu a cabeça". 

"Um diálogo sensato é impossível com um sujeito assim, desprovido de razão, e com ele só funciona a força absoluta", indicou a agência de notícias estatal KCNA, citando o general norte-coreano Kim Rak Gyom. 

Segundo ele, o plano de ataque estará pronto em meados de agosto, e consiste em lançar quatro mísseis que sobrevoarão o Japão, após o aval do líder Kim Jong-un. 

 A ameaça ocorre após os EUA advertirem os norte-coreanos, na véspera, de que o país estará arriscando a sua "destruição" se continuar com o programa armamentista. Trump destacou o poder nuclear americano diante da crescente inquietação internacional, um dia depois de prometer "fogo e fúria" a Pyongyang "como o mundo nunca viu"
 
"Espero que nunca tenhamos de usar esse poder", acrescentou Trump, após a sua advertência ao governo de Kim Jong-un, que ameaça atacar o território americano com mísseis nucleares. Longe de apaziguar a situação, o secretário americano de Defesa, Jim Mattis, pediu que a Coreia do Norte "detenha" o desenvolvimento de armas nucleares e pare de fomentar ações que levem "ao fim de seu regime e à destruição de seu povo". 

Em sintonia com os tuítes de Trump, o chefe do Pentágono minimizou o poderio militar de Pyongyang, afirmando que "perderia qualquer corrida armamentista ou conflito que começasse" com os EUA.

Tóquio

Ainda nesta quinta-feira, o Japão afirmou que "jamais poderá tolerar as provocações" de Pyongyang. "Apelamos firmemente à Coreia do Norte para que leve a sério as reiteradas advertências da comunidade internacional, acate às resoluções da ONU e se abstenha de realizar novas provocações", disse o porta-voz do governo japonês, Yoshihide Suga. 


Ele destacou que "é muito importante manter o poder de dissuasão americano diante da gravidade da situação de segurança na região". Em julho, o Japão afirmou que derrubaria os mísseis que ameaçassem seu território, mas desta vez Suga se absteve de revelar a estratégia do país, limitando-se a dizer que Tóquio "tomará medidas". 

Já o ministro de Defesa do Japão, Itsunori Onodera, disse que o país pode interceptar um míssil norte-coreano disparado em direção à Ilha de Guam. Ele afirmou que Tóquio estaria autorizado a atingir um míssil que estivesse seguindo com destino ao território americano no Pacífico, se achasse que houvesse uma ameaça ao Japão, segundo a agência de notícias Kyodo. Contudo, especialistas duvidam que os japoneses tenham atualmente capacidade para isso. 

Na véspera, a China exortou que se evitem "as palavras e os atos suscetíveis" a agravar a situação, enquanto Berlim pediu "moderação" às partes. A França, no entanto, elogiou a "determinação" de Trump ante Pyongyang. 

O secretário-geral da ONU, António Guterres, se mostrou "preocupado", e pediu por meio de seu porta-voz que reduzam as tensões e apelem para a diplomacia. A pedido de Washington, a Organização das Nações Unidas endureceu há alguns dias as sanções contra Pyongyang por seu programa nuclear, que poderia custar ao governo norte-coreano cerca de US$ 1 bilhão anuais.

Comente

Nome

Artigo Semanal,2,Brasil,2764,Ceará,150,Cedro,1506,Entretenimento,420,Esportes,263,Mundo,686,Pernambuco,2121,Política,46,Sertão,696,Vc no Portal,43,
ltr
item
Portal Cedro : Coreia do Norte quer lançar quatro mísseis contra Guam
Coreia do Norte quer lançar quatro mísseis contra Guam
http://img.estadao.com.br/resources/jpg/6/7/1502364051176.jpg
Portal Cedro
http://www.portalcedro.com.br/2017/08/coreia-do-norte-quer-lancar-quatro.html
http://www.portalcedro.com.br/
http://www.portalcedro.com.br/
http://www.portalcedro.com.br/2017/08/coreia-do-norte-quer-lancar-quatro.html
true
1241677778874062309
UTF-8
Carregado todas as mensagens Não encontrou nenhuma mensagem Ver todos Leia mais Repetir Cancelar resposta Delete Por Capa Páginas Postes Ver todos Recomendado Rótulo Arquivo Pesquisa Todos os Posts Não foram encontrados resultados com a sua mensagem Voltar para casa Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora mesmo 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago Mais de 5 semanas atrás Seguidores Siga ESTE CONTEÚDO É PREMIUM Compartilhe para desbloquear Copie todos os códigos Selecione todos os códigos Todos os códigos foram copiados para a área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, por favor pressione [CTRL] + [C] (ou CMD + C com Mac) para copiar