Governo Maduro é responsável por 65% das mortes nas manifestações, diz procuradora-geral

Ainda se considerando procuradora-geral da Venezuela, Luisa Ortega Diaz continua atacando o que chama de regime ditatorial de Nicolás Maduro. Antiga aliada do chavismo, ela passou a criticar a postura governamental e se tornou persona non grata dentro da administração venezuelana.

Professor também atribui maior número de mortes ao governo Assim que foi destituída do cargo, no último sábado (algo que ela não reconhece), Luisa acusou o governo de ser o responsável por 65% das mortes ocorridas nas manifestações anti-Maduro.
Em sua conta, Luisa se refere às forças de segurança nacional e às milícias paramilitares que, desde abril, quando os protestos tiveram início, têm enfrentado os manifestantes. Durante os cerca de quatro meses de protestos, 77 procuradores federais e regionais têm investigado as mortes nessas manifestações.

O procurador-geral da República do Brasil, Rodrigo Janot, criticou a destituição da procuradora, afirmando que a Venezuela atual é um "Estado autoritário e que interfere com o órgão de fiscalização, como é o Ministério Público”.

O governo venezuelano também admite a gravidade da situação, informando, com base em levantamento próprio, que 19% dos 109 mortos (para a organização não governamental Foro Penal, o total é de 133) eram adolescentes. Outros 33% eram de pessoas entre 30 e 60 anos.

As duas opiniões evidenciam que, em um ponto pelo menos, governo e oposição têm a mesma convicção: a situação do país é dramática. Para o professor Alberto Pfeifer, coodernador do Grupo de Análises da Conjuntura Internacional da USP (Universidade de São Paulo) a informação passada pela procuradora tem alto grau de credibilidade.

— Até sábado último ela era a procuradora-geral e até pouco tempo atrás era alinhada com o governo da Venezuela. Portanto, possui informação qualificada e gozava de confiança governamental. Se há uma fonte confiável, tem que ser ela.

Luisa repete constantemente que o governo não tem interesse em assumir a sua responsabilidade nos conflitos. Enquanto isso, as mortes continuam ocorrendo. E Pfeifer explica que Maduro tenta negar algo evidente.

— O governo tem o monopólio do uso da força, dos armamentos, a ele pertence o comando da Guarda Nacional e das Forças Armadas. A Guarda Nacional tem a função de segurança pública em relação às manifestações.


Pfeifer citou ainda a polícia venezuelana como outro braço do governo, assim como as milícias bolivarianas.

— Tais milícias são grupos armados pelo governo e fieis a ele, atuando no enfrentamento dos manifestantes de oposição. Embora esses agrupamentos não sejam formalmente ligados à administração federal, as vítimas da atuação deles também são de responsabilidade governo.

Segundo a Foro Penal, das 133 pessoas mortas nas manifestações, 101 foram diretamente assassinadas e 5051 foram presas arbitrariamente. A ONG ressalta que 57.7% das mortes ocorreram nos Estados de Lara, Zulia, Miranda e Distrito Federal. Pelo menos 78 vítimas foram assassinadas com armas de fogo. O dia 31 de julho, quando foi eleita a controvertida Assembleia Constituinte, foi o mais violento de acordo com a entidade: pelo menos 17 pessoas morreram.

Comente

Nome

Artigo Semanal,2,Brasil,2762,Ceará,150,Cedro,1501,Entretenimento,420,Esportes,263,Mundo,686,Pernambuco,2118,Política,46,Sertão,680,Vc no Portal,43,
ltr
item
Portal Cedro : Governo Maduro é responsável por 65% das mortes nas manifestações, diz procuradora-geral
Governo Maduro é responsável por 65% das mortes nas manifestações, diz procuradora-geral
https://img.r7.com/images/2017/08/07/1gjrqupm5v_7dobud85yy_file?dimensions=460x305
Portal Cedro
http://www.portalcedro.com.br/2017/08/governo-maduro-e-responsavel-por-65-das.html
http://www.portalcedro.com.br/
http://www.portalcedro.com.br/
http://www.portalcedro.com.br/2017/08/governo-maduro-e-responsavel-por-65-das.html
true
1241677778874062309
UTF-8
Carregado todas as mensagens Não encontrou nenhuma mensagem Ver todos Leia mais Repetir Cancelar resposta Delete Por Capa Páginas Postes Ver todos Recomendado Rótulo Arquivo Pesquisa Todos os Posts Não foram encontrados resultados com a sua mensagem Voltar para casa Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora mesmo 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago Mais de 5 semanas atrás Seguidores Siga ESTE CONTEÚDO É PREMIUM Compartilhe para desbloquear Copie todos os códigos Selecione todos os códigos Todos os códigos foram copiados para a área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, por favor pressione [CTRL] + [C] (ou CMD + C com Mac) para copiar