Governo vai leiloar Congonhas e desiste de licitar Santos Dumont

Para ajudar no esforço de fechar as contas de 2018 e evitar um aumento do déficit fiscal previsto para o ano que vem, o governo decidiu que levará à privatização o aeroporto de Congonhas e deixará sob administração da Infraero o Santos Dumont.

Congonhas deve ter um lance mínimo de R$ 4 bilhões, segundo as previsões do governo. Santos Dumont, por sua vez, tinha uma estimativa de arrecadar, num leilão que seria feito em bloco com outros cinco aeroportos, R$ 1,7 bilhão.

A equipe econômica chegou a propor a venda de ambos — Congonhas e Santos Dumont — para arrecadar mais. No entanto, o problema é que, neste caso, a Infraero ficaria sem receita e se tornaria inviável, prejudicando o funcionamento de pequenos aeroportos que dependem da estatal.
Especialistas ouvidos pelo GLOBO avaliam que as mudanças até então estudadas pelo governo levariam a empresa a um impasse.

Rede de pequenos aeroportos
Para Alessandro Oliveira, professor do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), se fossem retirados da rede da Infraero seus principais aeroportos, como Congonhas e Santos Dumont, a empresa se tornaria insustentável, e o governo poderia estar apenas empurrando o problema fiscal adiante:

"Se (as novas concessões) retiram do que restou (na Infraero) os aeroportos mais importantes, tiram a sustentabilidade da empresa como um todo. Estamos falando de pequenos e médios aeroportos em todo o Brasil. Não havendo um fundo de sustentação desses aeroportos, a gente joga um problema fiscal para o futuro. O governo precisa ter consciência de que não se deixa aeroportos país afora sem solução."

Ele explica que o pequenos aeroportos tendem a ser deficitários. E mesmo que alguns, sob boa gestão, se tornassem lucrativos ou fosse possível conceder um grupo deles à iniciativa privada, ainda haveria uma rede de aeroportos que precisa ser sustentada. Para o especialista, a situação desses aeroportos vai depender do modelo que o governo irá propor.

Já para Elones Fernando Ribeiro, diretor da Faculdade de Ciências Aeronáuticas da PUC-RS, retirar os ativos mais lucrativos da Infraero poderia representar risco para os aeroportos menores do país, sobretudo os localizados em áreas remotas.

"A atual estrutura da Infraero é muito pesada, sofre com nomeações políticas, não consegue manter com eficiência a rede de aeroportos que administra. A modernização dos terminais privatizados mostra essa dificuldade. A decisão do governo teria o objetivo de reduzir gastos. A tendência, nessa trajetória, seria a extinção da Infraero", pondera Ribeiro.

A falta de interesse em assumir a gestão de pequenos aeroportos poderia fazer essa rede encolher, alerta o ex-presidente da Infraero Adyr da Silva:

"A empresa dependeria de recursos do governo, que não serão entregues em sua totalidade. Isso desmontaria o sistema.

Comente

Nome

Artigo Semanal,2,Brasil,2823,Ceará,150,Cedro,1534,Entretenimento,426,Esportes,275,Mundo,691,Pernambuco,2151,Política,46,Sertão,724,Vc no Portal,43,
ltr
item
Portal Cedro : Governo vai leiloar Congonhas e desiste de licitar Santos Dumont
Governo vai leiloar Congonhas e desiste de licitar Santos Dumont
https://2.bp.blogspot.com/-hETjjlfYN0Q/WaNLVaNXcgI/AAAAAAAAUIE/iBeukGRvPIoMavM4M30Rlq_9FSsY-VkqwCK4BGAYYCw/s320/saguao-congonhas.jpg
https://2.bp.blogspot.com/-hETjjlfYN0Q/WaNLVaNXcgI/AAAAAAAAUIE/iBeukGRvPIoMavM4M30Rlq_9FSsY-VkqwCK4BGAYYCw/s72-c/saguao-congonhas.jpg
Portal Cedro
http://www.portalcedro.com.br/2017/08/governo-vai-leiloar-congonhas-e-desiste.html
http://www.portalcedro.com.br/
http://www.portalcedro.com.br/
http://www.portalcedro.com.br/2017/08/governo-vai-leiloar-congonhas-e-desiste.html
true
1241677778874062309
UTF-8
Carregado todas as mensagens Não encontrou nenhuma mensagem Ver todos Leia mais Repetir Cancelar resposta Delete Por Capa Páginas Postes Ver todos Recomendado Rótulo Arquivo Pesquisa Todos os Posts Não foram encontrados resultados com a sua mensagem Voltar para casa Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora mesmo 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago Mais de 5 semanas atrás Seguidores Siga ESTE CONTEÚDO É PREMIUM Compartilhe para desbloquear Copie todos os códigos Selecione todos os códigos Todos os códigos foram copiados para a área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, por favor pressione [CTRL] + [C] (ou CMD + C com Mac) para copiar