Investigadora deixa comissão que apura crimes na Síria

Carla Del PonteA ex-procuradora de crimes de guerra Carla Del Ponte anunciou neste domingo, 6, que deixa a Comissão de Inquérito dos crimes na Síria, dizendo que o órgão não tem qualquer impacto sobre o conflito, que já deixou mais de 300 mil mortos. A Comissão, criada há cinco anos, é presidida pelo brasileiro Paulo Sérgio Pinheiro. 

"Estou frustrada. Desisto", declarou Del Ponte à imprensa suíça. "Já escrevi minha carta de renúncia", confirmou.

 Segundo ela, "todos na Síria estão do lado errado". "Bashar Assad cometeu crimes horríveis contra a humanidade e usou armas química. A oposição hoje é composta por extremistas e terroristas. Estou renunciando. A Comissão não tem o apoio de nenhuma vontade política. Eu não tenho poder enquanto o Conselho de Segurança da ONU não agir. Não há Justiça para a Síria", criticou. 


Criada em março de 2011, a comissão liderada por Pinheiro denunciou Assad por crimes de guerra e contra a humanidade. Mas também acusa a comunidade internacional de estar alimentando a guerra na Síria, fornecendo armas e recursos a diferentes lados. 

Em cinco anos, porém, seus investigadores jamais foram autorizados a entrar na Síria, acusados pelo regime Assad de serem tendenciosos e manipulados politicamente pelo Ocidente. 

Procuradora do tribunal internacional que julgou os responsáveis pela guerra na ex-Iugoslávia, Del Ponte afirmou jamais ter visto algo parecido com a dimensão dos crimes na Síria. Nem mesmo em Ruanda e na Bósnia. Ao lado de Pinheiro, ela vinha insistindo que o caso da Síria precisa ser denunciado pelo Conselho de Segurança da ONU ao Tribunal Penal Internacional, o que nunca ocorreu. 

A Comissão da ONU admitiu que Del Ponte vinha demonstrando insatisfação há algumas semanas e já havia indicado internamente que deixaria o grupo. Numa declaração, a comissão agradeceu Del Ponte por seus "esforços para apoiar a causa da Justiça". 

Estadão

Comente

Nome

Artigo Semanal,2,Brasil,2651,Ceará,150,Cedro,1462,Entretenimento,402,Esportes,225,Mundo,656,Pernambuco,2070,Política,46,Sertão,586,Vc no Portal,43,
ltr
item
Portal Cedro : Investigadora deixa comissão que apura crimes na Síria
Investigadora deixa comissão que apura crimes na Síria
http://img.estadao.com.br/resources/jpg/7/8/1502062184387.jpg
Portal Cedro
http://www.portalcedro.com.br/2017/08/investigadora-deixa-comissao-que-apura.html
http://www.portalcedro.com.br/
http://www.portalcedro.com.br/
http://www.portalcedro.com.br/2017/08/investigadora-deixa-comissao-que-apura.html
true
1241677778874062309
UTF-8
Carregado todas as mensagens Não encontrou nenhuma mensagem Ver todos Leia mais Repetir Cancelar resposta Delete Por Capa Páginas Postes Ver todos Recomendado Rótulo Arquivo Pesquisa Todos os Posts Não foram encontrados resultados com a sua mensagem Voltar para casa Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora mesmo 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago Mais de 5 semanas atrás Seguidores Siga ESTE CONTEÚDO É PREMIUM Compartilhe para desbloquear Copie todos os códigos Selecione todos os códigos Todos os códigos foram copiados para a área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, por favor pressione [CTRL] + [C] (ou CMD + C com Mac) para copiar