Taliban alerta Trump a retirar soldados do Afeganistão

Soldado da Marinha norte-americana durante exercício militar na província de Helmand, no Afeganistão 05/07/2017 REUTERS/Omar SobhaniOs Estados Unidos deveriam retirar todos os soldados do Afeganistão e parar de ouvir "fantoches" em Cabul, alertou o Taliban em uma carta aberta ao presidente dos EUA, Donald Trump, nesta terça-feira. O governo Trump está finalizando uma estratégia para a região que pode incluir quase 4 mil tropas norte-americanas adicionais que foram solicitadas por comandantes no país, como parte de uma coalizão da Otan.

O plano foi recebido com ceticismo na Casa Branca, onde Trump e vários de seus principais conselheiros vêm criticando anos de intervenção militar norte-americana e ajuda estrangeira.
"Experiências anteriores mostraram que enviar mais tropas ao Afeganistão não resultará em nada além de mais destruição do poderio militar e econômico americano", disse o Taliban na carta em inglês divulgada à mídia e endereçada a Trump. 

O grupo, que busca restaurar seu governo islâmico no Afeganistão, está realizando uma campanha cada vez mais violenta contra o governo afegão apoiado pelo Ocidente desde que perdeu poder na esteira de uma operação militar liderada pelos EUA em 2001. 

No longo comunicado, o Taliban criticou o governo de Cabul, que classificou como "fantoches", "líderes mentirosos e corruptos" e "vendidos repugnantes" que estão pintando para Washington um "quadro róseo" excessivamente otimista da situação no Afeganistão. 

"A situação de guerra no Afeganistão é muito pior do que você se dá conta!", disse o comunicado, ao mesmo tempo argumentando que a única coisa que tem evitado que os insurgentes tomem grandes cidades é o temor de provocar baixas civis. 

A carta do Taliban termina dizendo que o conflito poderia ser resolvido com a retirada das tropas estrangeiras."Agora todos entendem que o principal indutor da guerra no Afeganistão é a ocupação estrangeira", afirmou o Taliban. 

AFP

Comente

Nome

Artigo Semanal,2,Brasil,2811,Ceará,150,Cedro,1530,Entretenimento,426,Esportes,275,Mundo,691,Pernambuco,2142,Política,46,Sertão,719,Vc no Portal,43,
ltr
item
Portal Cedro : Taliban alerta Trump a retirar soldados do Afeganistão
Taliban alerta Trump a retirar soldados do Afeganistão
https://p2.trrsf.com/image/fget/cf/460/0/images.terra.com/2017/08/15/2017-08-15T135432Z_1_LYNXNPED7E0ZK_RTROPTP_4_AFGHANISTAN-USA.JPG
Portal Cedro
http://www.portalcedro.com.br/2017/08/taliban-alerta-trump-retirar-soldados.html
http://www.portalcedro.com.br/
http://www.portalcedro.com.br/
http://www.portalcedro.com.br/2017/08/taliban-alerta-trump-retirar-soldados.html
true
1241677778874062309
UTF-8
Carregado todas as mensagens Não encontrou nenhuma mensagem Ver todos Leia mais Repetir Cancelar resposta Delete Por Capa Páginas Postes Ver todos Recomendado Rótulo Arquivo Pesquisa Todos os Posts Não foram encontrados resultados com a sua mensagem Voltar para casa Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora mesmo 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago Mais de 5 semanas atrás Seguidores Siga ESTE CONTEÚDO É PREMIUM Compartilhe para desbloquear Copie todos os códigos Selecione todos os códigos Todos os códigos foram copiados para a área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, por favor pressione [CTRL] + [C] (ou CMD + C com Mac) para copiar