Trump viajará para Ásia em novembro tendo Coreia do Norte no foco da agenda

Imagem relacionadaDonald Trump em novembro irá para Ásia pela primeira vez desde que assumiu a presidência dos Estados Unidos, devendo passar por Japão, Coreia do Sul, China, Vietnã e Filipinas em uma viagem com uma agenda que deve ser dominada pela ameaça nuclear da Coreia do Norte.

Acompanhado de sua esposa Melania, Trump viajará entre os dias 3 e 14 de novembro e deverá participar de dois eventos importantes: o fórum de Cooperação Econômica da Ásia-Pacífico, no Vietnã, e o conclave da Associação das Nações do Sudeste Asiático, nas Filipinas. 

A presença de Trump no evento em Manila era uma dúvida até recentemente, com autoridades dizendo que o presidente norte-americano estava relutante em manifestar suporte ao presidente filipino, Rodrigo Duterte, responsável por uma série de demonstrações anti-americanas.

Uma autoridade dos EUA disse que líderes asiáticos que se encontraram na semana passada com Trump na Assembleia Geral das Nações Unidas, em Nova York, ajudaram a persuadi-lo a participar do evento com importantes aliados asiáticos.

Um diplomata asiático saudou a decisão de Trump de visitar Manila, dizendo que "assegura a região de que a política em relação à Ásia não se trata apenas da Coreia do Norte, mas também do Sudeste Asiático".

O secretário de Relações Exteriores das Filipinas, Alan Peter Cayetano, disse que o presidente Duterte estava ansioso para se reunir com Trump, acrescentando que a relação entre os dois países era tão resiliente que os laços sempre se recuperam, independentemente de desentendimentos.

A passagem de Trump pela China ocorrerá após uma viagem do presidente chinês, Xi Jinping, aos Estados Unidos em abril. Trump colocou forte pressão sobre Pequim em relação à Coreia do Norte. Embora seus esforços tenham tido sucesso limitado até o momento, ele agradeceu Xi na terça-feira pela colaboração.

"Eu aplaudo a China por romper todas as relações bancárias com a Coreia do Norte - algo que as pessoas considerariam até mesmo impensável dois meses atrás. Quero agradecer o presidente Xi", disse Trump em uma coletiva de imprensa com o primeiro-ministro espanhol, Mariano Rajoy.

(Reportagem adicional de David Brunnstrom em Washington, Phil Stewart em Pequim e Martin Petty em Manila).


AFP


Comente

Nome

Artigo Semanal,2,Brasil,2807,Ceará,150,Cedro,1517,Entretenimento,426,Esportes,275,Mundo,691,Pernambuco,2139,Política,46,Sertão,729,Vc no Portal,43,
ltr
item
Portal Cedro : Trump viajará para Ásia em novembro tendo Coreia do Norte no foco da agenda
Trump viajará para Ásia em novembro tendo Coreia do Norte no foco da agenda
http://binaryapi.ap.org/d0fd88088f55425482051962e8da0641/460x.jpg
Portal Cedro
http://www.portalcedro.com.br/2017/09/trump-viajara-para-asia-em-novembro.html
http://www.portalcedro.com.br/
http://www.portalcedro.com.br/
http://www.portalcedro.com.br/2017/09/trump-viajara-para-asia-em-novembro.html
true
1241677778874062309
UTF-8
Carregado todas as mensagens Não encontrou nenhuma mensagem Ver todos Leia mais Repetir Cancelar resposta Delete Por Capa Páginas Postes Ver todos Recomendado Rótulo Arquivo Pesquisa Todos os Posts Não foram encontrados resultados com a sua mensagem Voltar para casa Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora mesmo 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago Mais de 5 semanas atrás Seguidores Siga ESTE CONTEÚDO É PREMIUM Compartilhe para desbloquear Copie todos os códigos Selecione todos os códigos Todos os códigos foram copiados para a área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, por favor pressione [CTRL] + [C] (ou CMD + C com Mac) para copiar