Agricultores ocupam subestação da Celpe no Sertão de Pernambuco

Agricultores estão na Subestação Brigida, em Orocó (Foto: Gilberto Pereira / Arquivo pessoal )Agricultores dos Projeto Fulgêncio estão ocupando a subestação Brigida, da Companhia Energética de Pernambuco (Celpe), no município de Orocó, no Sertão de Pernambuco. Eles reclamam do corte de energia do assentamento. A interrupção no fornecimento aconteceu, de acordo com a Celpe, por falta de pagamentos. 

“Alguns agricultores religaram a energia em protesto, e estão em vigília para que a Celpe não entre para fazer um novo corte. Estão desde sexta-feira”, explica Gilberto Pereira, filho de agricultores do Projeto Fulgêncio. 


Segundo os manifestantes, a Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf) não está repassando o dinheiro para a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba 
(Codevasf) realizar o pagamento da energia. “Quem tem que pagar a energia é a Chesf, só que a gente vai na Chesf e eles dizem que passou para Codevasf, que diz que é com a Chesf. Fica jogando de um para outro e só quem sofre com isso são os agricultores”, afirma Gilberto. 

De acordo com Gilberto, a manifestação, nesta segunda-feira (9), conta com a presença de mais de mil pessoas. “Tem entre 1300 e 1500 pessoas. As pessoas que fazem feira em Orocó e Santa Maria da Boa Vista, hoje não foram para feira. Não teve ônibus. Os ônibus da feira rodaram para trazer o pessoal para o Brigida.” 

Em nota, Celpe disse que a manifestação pode afetar o fornecimento de energia na região, prejudicando cerca de 50 mil famílias. De acordo com a Companhia, a energia no Projeto será imediatamente normalizado após a negociação do débito por parte da Codevasf. 


“Além de prejudicar o fornecimento, a ocupação coloca em risco a vida de pessoas, uma vez que se trata de área restrita e de acesso exclusivo por profissionais da Celpe. A empresa registrou a ocorrência na Delegacia Regional de Cabrobó e está adotando as medidas cabíveis para que os produtores rurais desocupem a subestação.”, informa a nota da Celpe. 

A Codevasf, através de nota, disse que “a diretoria da Área de Gestão dos Empreendimentos de Irrigação da Codevasf está acompanhando o assunto junto à Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) e segue com tratativas e entendimentos relacionados à situação.” 

Ainda segundo a nota, “a Codevasf, com o Ministério da Integração Nacional, está envidando esforços junto ao governo federal a fim de viabilizar recursos orçamentários e financeiros para garantir a quitação total do débitos e a retomada do fornecimento de energia.” 

A Chesf ainda não se manifestou sobre o assunto.

Comente

Nome

Artigo Semanal,2,Brasil,2763,Ceará,150,Cedro,1502,Entretenimento,420,Esportes,263,Mundo,686,Pernambuco,2119,Política,46,Sertão,685,Vc no Portal,43,
ltr
item
Portal Cedro : Agricultores ocupam subestação da Celpe no Sertão de Pernambuco
Agricultores ocupam subestação da Celpe no Sertão de Pernambuco
https://s2.glbimg.com/oH1Q9JuJBhkapuNjMQu78u761_Y=/0x0:1040x584/984x0/smart/filters:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2017/w/o/AinnIeSA62VSGXupv1Og/img-20171009-wa0021.jpg
Portal Cedro
http://www.portalcedro.com.br/2017/10/agricultores-ocupam-subestacao-da-celpe.html
http://www.portalcedro.com.br/
http://www.portalcedro.com.br/
http://www.portalcedro.com.br/2017/10/agricultores-ocupam-subestacao-da-celpe.html
true
1241677778874062309
UTF-8
Carregado todas as mensagens Não encontrou nenhuma mensagem Ver todos Leia mais Repetir Cancelar resposta Delete Por Capa Páginas Postes Ver todos Recomendado Rótulo Arquivo Pesquisa Todos os Posts Não foram encontrados resultados com a sua mensagem Voltar para casa Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora mesmo 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago Mais de 5 semanas atrás Seguidores Siga ESTE CONTEÚDO É PREMIUM Compartilhe para desbloquear Copie todos os códigos Selecione todos os códigos Todos os códigos foram copiados para a área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, por favor pressione [CTRL] + [C] (ou CMD + C com Mac) para copiar