"Fizemos a diferença. Talvez por isso incomodamos tanta gente", diz Ricardo Urias

Imagem relacionada
As publicações do colunista Ricardo Urias sobre os supostos erros da atual administração municipal de Cedro-PE têm irritado o prefeito Antonio Leite (PR). Em matéria publicada em um site local, o gestor chama Ricardo de desqualificado e afirma que o colunista busca “atacar e agredir cruelmente o caráter do prefeito”. 

Ricardo Urias, graduado em administração de empresas e pós-graduado em gestão organizacional, respondeu às ofensas que recebeu do gestor. Em nota, ele faz um balanço das principais ações executadas quando esteve à frente da Secretaria Municipal de Educação.

Prestando Contas

Recentemente tentaram jogar meu nome e minha reputação à beira da sarjeta.  Chamaram-me de desqualificado, malogrado e coisas assim. No entanto, como sou uma pessoa de carácter e muito bem criada pelos meus familiares, vou responder da melhor forma possível, apresentando meu trabalho ao longo do tempo que passei à frente da Secretaria Municipal de Educação.

Inicialmente gostaria de dizer que foram trinta e três meses à frente da pasta. Lá, aprendi muito, enfrentei diversos desafios, mas pude exercer efetivamente a função, não sendo apenas uma mera marionete, diferentemente daquilo que ocorre hoje.

Minha equipe de trabalho sempre esteve disponível para enfrentar comigo as adversidades que a educação nos submeteu. Todos foram e são competentes e cumpridores de suas obrigações. Sempre fomos abertos a sugestões e à delegação de poderes. Talvez este seja o motivo de um período de grandes realizações.

Sempre foi ponto marcante na minha gestão promover um ensino de qualidade. Para isso, os professores deveriam estar preparados e atualizados. Assim, iniciamos várias formações continuadas, ofertamos cursos para professores, por exemplo, curso de História. Realizamos formação continuada no que se refere à Educação Inclusiva.


Em parceria com a Universidade Federal de Pernambuco, realizamos a formação para os professores do campo, denominado Escola da Terra. Preparamos estes profissionais dentro de um novo conceito de ensino/aprendizagem.

Participamos efetivamente do Pacto Nacional pela Idade Certa, onde capacitamos profissionais que se tornaram propagadores de novos conhecimentos junto a outros docentes.

Realizamos semestralmente avaliações com os estudantes para a identificação de deficiências, com o intuito de realizar intervenções, melhorarando ainda mais o aprendizado.

O Programa Alfabetizar com Sucesso nos ajudou a monitorar e também buscar corrigir distorções no aprendizado. Para os alunos, desenvolvemos o projeto de leitura através da Biblioteca Municipal, como forma de incentivo à leitura e interpretação de texto. Ofertamos ao final desse projeto uma bicicleta ao aluno que mais se destacou.

Realizamos uma pesquisa com o alunado para que eles próprios escolhessem sua merenda, com a supervisão direta do Nutricionista. Fizemos as devidas alterações, sem deixar de manter a qualidade e o poder nutritivo da alimentação ofertada.

Brindamos os professores com camiseta de identificação como forma de destacá-los. Aos alunos do EJA – Educação de Jovens e Adultos, entregamos fardamento e, como as aulas eram ministradas à noite, fornecemos merenda para os respectivos estudantes. Também montamos na Escola José Inácio Leite um laboratório completo de informática.

O Programa Mais Educação possibilitou aos alunos e pais uma maior convivência no ambiente da escola, além de permitir uma maior socialização dos estudantes no ambiente estudantil.

Elaboramos o Plano Municipal de Educação – PME, com a participação de alunos, professores, servidores municipais, vereadores e membros da sociedade civil. Realizamos fóruns e salas temáticas de discussão e, nesse quesito, fomos o segundo município de Pernambuco a entregar o Plano, obedecendo criteriosamente todos os itens pautados pelo Plano Nacional de Educação.

Realizamos três grandes Festa do Milho, com uma organização exemplar, proporcionando aos ambulantes, barraqueiros e o público em geral conforto, segurança e atrações a nível nacional.

Assim, diante do exposto, não posso aceitar a pecha que me imputaram. Tenho convicção plena que exerci da forma mais responsável possível as minhas atividades, sou profissional e tenho por todos os estudantes do município uma enorme gratidão. Mantenho minha convicção de que é através da educação que mudamos as mentes, que evoluímos como cidadãos de bem.

Sou muito grato a todos que trabalharam comigo. Fizemos a diferença. Talvez por isso incomodamos tanta gente.

Ricardo Urias 

Comente

Nome

Artigo Semanal,2,Brasil,2823,Ceará,150,Cedro,1537,Entretenimento,426,Esportes,275,Mundo,691,Pernambuco,2151,Política,46,Sertão,724,Vc no Portal,43,
ltr
item
Portal Cedro : "Fizemos a diferença. Talvez por isso incomodamos tanta gente", diz Ricardo Urias
"Fizemos a diferença. Talvez por isso incomodamos tanta gente", diz Ricardo Urias
https://2.bp.blogspot.com/-gFKjKMpchig/Va8hKPPmkwI/AAAAAAAAO7Q/_Vxo7-dd-U4/s320/DSCN8515.JPG
https://2.bp.blogspot.com/-gFKjKMpchig/Va8hKPPmkwI/AAAAAAAAO7Q/_Vxo7-dd-U4/s72-c/DSCN8515.JPG
Portal Cedro
http://www.portalcedro.com.br/2017/12/fizemos-diferenca-talvez-por-isso.html
http://www.portalcedro.com.br/
http://www.portalcedro.com.br/
http://www.portalcedro.com.br/2017/12/fizemos-diferenca-talvez-por-isso.html
true
1241677778874062309
UTF-8
Carregado todas as mensagens Não encontrou nenhuma mensagem Ver todos Leia mais Repetir Cancelar resposta Delete Por Capa Páginas Postes Ver todos Recomendado Rótulo Arquivo Pesquisa Todos os Posts Não foram encontrados resultados com a sua mensagem Voltar para casa Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora mesmo 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago Mais de 5 semanas atrás Seguidores Siga ESTE CONTEÚDO É PREMIUM Compartilhe para desbloquear Copie todos os códigos Selecione todos os códigos Todos os códigos foram copiados para a área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, por favor pressione [CTRL] + [C] (ou CMD + C com Mac) para copiar